Falar de moda é fácil, o difícil é entender todo o cenário por trás de cada marca, de cada época e geração. Por isso, resolvemos separar alguns livros que podem ajudar a aumentar o conhecimento sobre a história da moda e de seus influenciadores.
História da Moda

História Social da Moda (Daniela Calanca)
“A história do vestuário diz muito sobre a sociedade e seu tempo. A autora traça um panorama da origem da moda e de sua evolução ao longo da história. Fundamental para entender o espaço cada vez maior que a moda ocupa hoje na nossa sociedade.”

História Ilustrada do Vestuário (Melissa Leventon)
“História Ilustrada do Vestuário é uma obra de referência ricamente ilustrada que combina dados históricos com estudos de dois grandes artistas gráficos do século 19: Auguste Racinet e Friederich Hottenroth. Apresentados cronologicamente e divididos por temas, os desenhos acompanham textos de especialistas e trazem ricas informações sobre a história da vestimenta. As ilustrações das silhuetas revelam as variações das formas, modelos e cortes em cada época, e notas chamam a atenção para motivos recorrentes até os dias atuais. Traz ainda um capítulo sobre acessórios e um glossário abrangente.”
Histórias da Moda (Didier Grumbach)
“Referência fundamental para estudantes e profissionais, Histórias da Moda, de Didier Grumbach (1937), lançado em 1993, na França, foi atualizado pelo autor especialmente para a edição brasileira. Através de depoimentos de participantes da trajetória da moda nos últimos 65 anos, o livro relata o surgimento e a evolução da indústria no século XX, das origens na costura ao seu crescimento e importância no contexto econômico. Didier Grumbach, presidente da Federação Francesa da Costura e da Câmara Sindical da Alta-costura da França desde 1998, acompanhou de perto as transformações do segmento, desenvolvendo inúmeros eventos internacionais ligados à difusão da moda.
A obra mostra como os principais estilistas e criadores enfrentam os novos recursos da profissão, a gestão das marcas, a internacionalização, a globalização e a relação com o mercado financeiro e o marketing. Ao captar suas evoluções sociais e estéticas, Grumbach analisa a moda como um reflexo das mudanças da sociedade e expressão da individualidade em relação às transformações políticas. Em edição luxuosa, com mais de 400 páginas e ricamente ilustrada, o livro inclui ainda cronologia e bibliografia sobre o assunto.”
Rainha da Moda – Como Maria Antonieta se Vestiu para a Revolução (Carolina Weber)
“Maria Antonieta revolucionou a moda de seu tempo. Mais do que isso, revolucionou seu tempo através da moda. Do traje de montaria masculino aos excêntricos penteados, dos vestidos cravejados de brilhantes ao modesto estilo pastoril, suas roupas revolucionaram o rigoroso cerimonial da corte de Luís XVI e ajudaram a desfazer a aura de sacralidade que envolvia a monarquia, acirrando os ânimos da Revolução. Nessa obra reveladora e original, repleta de belas ilustrações, a autora adota um olhar diferente de qualquer outra biografia já publicada sobre a polêmica rainha francesa. E mostra como a moda foi ao mesmo tempo o meio de afirmação de Maria Antonieta e o caminho para seu trágico fim.”
Estilistas

Chanel ( François Baudot)
“François Baudot, conhecido repórter da Elle francesa e autor do livro de referência Moda do século, faz uma breve biografia de um dos maiores mitos da história da moda. Gabrielle Chanel (1883-1971) revolucionou os conceitos de feminilidade no século 20. Além de reproduções de suas criações mais significativas, o livro traz fotos históricas da célebre estilista da idade de ouro da alta costura.”
O Pequeno Dicionário da Moda (Christian Dior)
“O ano é 1954. Christian Dior revela os segredos da moda em seu charmoso livro que toda mulher deveria carregar na bolsa. Um guia indispensável que abrange tudo o que você precisa saber para estar bem vestida, desde o que usar em um casamento até como dar um laço em uma echarpe para caminhar com elegância. Da década de 1950, O pequeno dicionário de moda continua rico em dicas valiosas para mulheres de qualquer época. De vestidos para a tarde, assim como acessórios, a viagens e tweed, as habilidades de Dior garantem que toda mulher conheça os três fundamentos da moda: simplicidade, elegância e bom gosto.”

Outros
Coleção Moda Brasileira (Livros de Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues)
“Coleção, iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, traça um panorama da moda contemporânea através da trajetória de cinco dos mais importantes estilistas do país: Alexandre Herchcovitch, Gloria Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues.
Cada um dos volumes procura traduzir graficamente a personalidade e as linhas gerais de cada criador. Assim, Alexandre Herchcovitch, com texto de Charles Cosac, traz uma cronologia em ordem inversa, das raízes underground do estilista, nos anos 1990, até as requintadas campanhas publicitárias que ele passou a dirigir em meados dos anos 2000.Já o volume dedicado a Gloria Coelho, com prefácio de Regina Guerreiro, aproxima seu projeto visual do forte sentido autoral dessa estilista; enquanto o livro Ronaldo Fraga promove uma assemblage entre fotos de desfiles históricos e exemplos de seu requintado desenho ou de seu barroco acervo de antigüidades gráficas.Walter Rodrigues, com texto principal de Eva Joory, publica esclarecedoras imagens de sua privilegiada biblioteca de pesquisa; enquanto Lino Villaventura destaca o forte sentido dramático desse “cozinheiro de panos” (conforme o texto de quarta capa da colunista Nina Horta), apresentando também seu trabalho em teatro e cinema. Todos os volumes incluem cronologia detalhada, constituindo não apenas material de pesquisa fundamental para estudantes e profissionais da moda, mas motivo de deleite para qualquer amante da arte.”

Fashion design – Manual do estilista (Sue Jenkyn Jones)
“Conhecido mundialmente, este livro foi ampliado e atualizado para seu lançamento simultâneo na Inglaterra, nos EUA e, pela primeira vez, no Brasil. A nova edição, com adaptações e revisão técnica especialmente realizada para nosso país, ganha uma “marca” brasileira logo de cara: as capas, com modelos do estilista Alexandre Herchcovitch. Num texto ágil, a autora fornece passo a passo as etapas da formação de um criador de moda: desde sua entrada na faculdade até a coleção de encerramento de curso e montagem do portfólio profissional.”Tem-se aqui tanto um manual quanto um guia de carreira”, resume a inglesa Sue Jones, que ajuda o futuro profissional da moda – em suas dezenas de especializações – a testar sua vocação para um mercado ainda muito mitificado pelo glamour. A edição internacional 2005 de Fashion design foi ampliada para se tornar um guia de consulta permanente. Os principais termos técnicos de alfaiataria e estilismo e os jargões de marketing do setor são reunidos em glossários que preenchem uma lacuna no mercado editorial do segmento; além de trazer calendários de eventos internacionais e fontes complementares de leitura (livros e sites) ao final de cada capítulo.”

E vocês, têm algum para indicar?
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