Christian Dior, filho de um comerciante de fertilizantes da região do Canal da Mancha, nasceu dia 21 de janeiro de 1905 em Granville, França, e mudou-se com sua família aos 5 anos de idade para Paris.  Foi influenciado por seu pai (que estudou Relações Internacionais) que queria que o filho seguisse a carreira diplomática.

Quando ainda jovem, sua mãe e seu irmão morreram, e ele acabou se mudando para a União Soviética, onde ele sofria uma crise financeira. Um amigo então hospedou Dior em sua casa e o ajudou a iniciar sua carreira, fazendo rabiscos de vestidos e chapéus. Depois de um tempo começou a vender esses desenhos para artistas famosas que amavam seus looks.
Dior mudou-se novamente para Paris em 1941 e se juntou a outro designer chamado Lucien Lelong. Ficaram juntos até 1946 quando Dior foi morar sozinho e conseguiu seu próprio ateliê.

Em 1947, apresentou sua primeira coleção, batizada de “New Look” pela redatora da revista “Harper’s Bazaar” americana, Carmel Snow. Ao contrário da moda prática de Chanel, o “New Look” era, basicamente, composto por saias amplas quase até os tornozelos, cinturas bem marcadas e ombros naturais. Era a volta da mulher feminina e elegante.

O modelo que se tornou o símbolo do “New Look” foi o “tailleur Bar”, um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Luvas, sapatos de saltos altos e chapéu completavam o figurino impecável. Com essa imagem de glamour, estava definido o padrão dos anos 50.

 


Isso tudo graças ao timing perfeito que Dior encontrou: final da Segunda Guerra Mundial, onde as mulheres estavam cansadas de usar roupas pesadas, parecidas com as dos soldados da guerra, onde o mundo estava passando por grandes mudanças e todos estavam cansados do clima que a Guerra deixou o mundo inteiro. Graças a sua estratégia, ao seu dom e sua criatividade, Dior conseguiu mudar o mundo da moda para sempre, e sua marca continua renomada mesmo após décadas de seu falecimento.

 

“Nós saímos de uma época de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo.” (Christian Dior)

 

Desde 1997, o inglês John Galliano (antes dele, a Maison tinha sido dirigida por Yves Saint-Laurent (1957-60), Marc Bohan (até 1989) e Gianfranco Ferré.) é quem ficou à frente das criações da marca porém, no começo de 2011, foi desligado a maison por proferir comentários preconceituosos, que não condiziam com a marca Dior. Depois de sua saída, a Maison ainda não divulgou qual será o próximo responsável por tomar conta de todo esse legado no mundo da moda.

 

 

DIOR ~A LINHA DO TEMPO


1954 ● Lançamento do primeiro produto de maquiagem da grife, o lápis de boca (delineador).
1966 ● Lançamento da primeira fragrância masculina chamada Eau Sauvage.
1969 ● Lançamento da linha completa de maquiagem.
1970 ● Revolucionou o mercado ao introduzir o desfile de produtos de maquiagem, mostrando cores e tendências que marcaram época, estabelecendo a marca como uma gigante no mundo da moda.
1973 ● Lançamento da linha para tratamento de pele.
1985 ● Lançamento do POISON, um dos perfumes de maior sucesso da grife francesa.
1988 ● Lançamento do perfume masculino FAHRENHEIT.
1992 ● Lançamento do perfume feminino DUNE, que ganharia sua versão masculina cinco anos mais tarde.
1995 ● Lançamento do perfume DOLCE VITTA em sua tradicional embalagem amarela.
● Lançamento da bolsa Lady Dior. O nome é uma homenagem à princesa Diana.
1996 ● Re-lançamento da coleção de óculos da grife ao comando de John Galliano. Os primeiros óculos com a marca DIOR foram lançados no final da década de 60.
2000 ● Lançamento do J’ADORE, um perfume refrescante com misturas de orquídeas, violetas, rosas e um tipo especial de almíscar. O perfume foi batizado com esse nome graças à expressão usada constantemente por John Galliano (traduzida do francês, significa “eu adoro”).
● Lançamento da famosa bolsa saddle bag, modelo em forma de sela com alça curta. O modelo ganha novas versões a cada ano, aumentando ainda mais a legião de fãs.
2001 ● Em janeiro, o estilista francês Hedi Slimane estreou a DIOR Homme, aclamada como uma das melhores coleções de moda masculina da atualidade, com pitadas de androginia e glamour do rock’n roll.

2002 ● Lançamento do perfume feminino FOREVER and EVER.

2003 ● Lançamento do perfume feminino CHRIS 1947 em homenagem a fundação da grife.
2007 ● Lançamento do perfume feminino Midhight Poison com o slogan “A new Cinderella os born”. O novo perfume é uma mistura perfeita de rosa da Bulgária, jasmim, flor de laranjeira, baunilha e sândalo. (Fonte: IstoÉ)

Compartilhar: