Vestir-se como uma princesa ou se inspirar nos contos de fadas não é mais coisa de criança: aquelas histórias que passamos a infância escutando agora ganham novas releituras, com filmes, séries e até coleções de grandes grifes. Só nesse ano, filmes como o musical Caminhos da Floresta e Cinderela prometem manter esse tema em relevância, sendo, inclusive destaque em coleções de Outono-Inverno de variadas grifes, que colocaram até uma ‘Chapeuzinho Vermelho’ na passarela.

Originalmente, os contos de fadas eram histórias transmitidas oralmente e nem sempre terminavam com o final de ‘felizes para sempre’. Com o tempo, os contos foram adaptados e registrados por Charles Perrault, os Irmãos Grimm e depois o dinamarquês Hans Christian Andersen, que deram a estrutura e características que conhecemos hoje, com valores morais e finais edificantes.

FADAS 1
Nos cinemas, os filmes baseados em contos de princesas começaram em 2010, quando a (até então desconhecida) Amy Adams viveu a delicada princesa Gisele em Encantada. Com o sucesso do longa nas bilheterias e indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz, Hollywood decidiu apostar nesse segmento e atualizar os principais clássicos da literatura infantil. A primeira grande produção desse tipo foi Alice no País das Maravilhas, com direção de Tim Burton, que se tornou uma das maiores bilheterias de todos os tempos. Embalados nesses bons resultados, não demorou para a adaptação de Branca de Neve, Espelho, Espelho Meu, atrair Julia Robers como a rainha má e em 2014 foi a vez de Angelina Jolie viver uma das mais queridas vilã de todos os tempos em Malévola.

fadas2

Enquanto alguns filmes mantiveram a áurea encantada dos contos, outros buscaram nas histórias originais os elementos de ação e suspense. Dessa forma, a indefesa Chapeuzinho Vermelho se tornou protagonista de um suspense em A Garota da Capa Vermelha, enquanto Kristen Sweart interpretou uma Branca de Neve aventureira contra a Rainha má de Charlize Theron em Branca de Neve e o Caçador. Nessa leva, João e Maria – Caçadores de Bruxas também transformou o conto infantil em filmes de ação para adultos.

Além das telonas, os contos de fadas conquistaram o público da TV com a série Once Upon a Time, que mostra os personagens mais famosos das histórias, como Branca de Neve, Bela Adormecida e Cinderela vivendo em nosso mundo nos dias de hoje, depois que uma cruel bruxa amaldiçoou o reino dos personagens encantados. Já na quarta temporada, a série agora aproveita o sucesso da animação Frozen – Uma aventura Congelante e introduziu ainda mais personagem fantásticos.

fadas3

Desfiles da Dior, Vivienne Westwood, Givenchy e Alexander Mcqueen

Não demorou para todo esses personagens fantásticos inspirarem os desfiles de moda, que deram diferentes interpretações para o tema. Seja revitalizando os figurinos góticos das bruxas, como fizeram a Givenchy (desfile de inverno 2013) ou Alexander McQueen no ano seguinte, seja desfilando estampas étnicas, florais, bordados e pedrarias que transformaram as passarelas da Dior e Dolce & Gabbana em verdadeiros bosques encantados, com modelos desfilando com coroas, roupas dignas de rainhas e até uma Chapeuzinho Vermelho com estampas florais. Vivienne Westwood mostra que essa temática também pode aparecer fora do inverno, com uma coleção primavera-verão 2015 inspirada no ‘antes’ e o ‘depois’ das princesas, uma referência em Cinderela.

fadas dolce

A campanha da Dolce & Gabbana, com uma ‘Chapeuzinho Vermelho’

fadas4

Para quem está imaginando como essa inspiração poderá aparecer na moda brasileira, o último desfile da Cavalera no SPFW dá indicações, com uma coleção inspirada no conto João e Maria. Longe de roupas que parecem fantasias para adultos, os contos de fadas acrescentam romantismo e elegância às peças, com mistura de estampas, xadrez, figuras geométricas, florais em alta e cores mais próximas ao tom areia e variações do vermelho, como Marsala, a cor do ano. Os acessórios também ganham destaque, com tiaras, brincos e chapéus que incrementam o visual.

Com a estreia do aguardado musical Caminhos da Floresta, com Merly Streep como uma bruxa má,  e o lançamento do filme Cinderela em abril, os contos de fadas ainda farão muitas gerações se inspirarem e sonharem! Viva você também esse momento de ‘princesa’ e deixe a imaginação solta quando for montar seu próximo visual!

Compartilhar: