Imagens: Divulgação

No discurso do Oscar, logo após ganhar a cobiçada estatueta dourada de melhor atriz coadjuvante, Patricia Arquette deixou de lado as questões pessoais e fez um discurso que levantou a platéia, incluindo uma entusiasmada Merly Streep, ao pedir igualdade no salário entre homens e mulheres. Se nas últimas décadas é inegável que tivemos grandes avanços, como cada vez mais mulheres no mercado de trabalho e tomando as rédeas de escolhas pessoais, nesse Dia Internacional da Mulher temos que refletir que ainda há muitas questões para avançarmos!

mulheres

Hoje pode até parecer estranho, mas até 1962 as mulheres brasileiras só podiam trabalhar se o marido permitisse, já que o homem era visto como autoridade da casa. O direito ao voto já havia sido conquistado décadas antes, em 1934, na era Vargas. Mesmo com alguns direito assegurados, até a redemocratização do país, nos anos 80, o papel da mulher ainda era muito associado as tarefas domésticas e vida familiar, realidade alterada nas últimas décadas em que cada vez mais mulheres saíram de casa e se tornaram líderes empresariais e referências em suas áreas de atuação. Hoje, não são poucas mulheres que conciliam jornadas de trabalho, vida pessoal e ainda as tarefas domésticas.

Se atualmente temos uma Presidente no comando da nação, ainda temos muito o que progredir: de acordo com o IBGE, em 2010, apesar das mulheres terem um nível de estudo maior que os homens, elas ainda ganham salários menores na mesma área de atuação e têm dificuldades em subir na carreira. Hoje, apesar de já serem 58% do mercado de trabalho, como indica o IBGE,  o machismo ainda impera em muitas áreas de atuação, o que dificulta a igualdade salarial e de oportunidades, isso sem contar as tradicionais ‘piadinhas’ e comentários depreciativos que de tão enraizados na cultura popular, permanecem mesmo em grandes empresas ou ambientes informais.

Two women in Small Business, Start-up

Não faltam exemplos na própria moda para nos lembrar grandes ícones femininos de superação, como a referência em elegância Coco Chanel, que incrementou novos elementos ao guarda-roupa feminino, passando pela toda-poderosa editora de moda Anna Wintour, as estilistas contemporâneas Stella McCartney, Donatella Versace, Vivienne Westwood, até nossa querida übermodel Gisele Bundchen que a cada ano comprova que ainda é a modelo mais poderosa do mundo, sem perder o carisma e noção de negócios, como boa empresária! Nos últimos meses, tivemos até debates importantes sobre a beleza feminina, com mulheres maduras estrelando grandes campanhas de cosméticos e beleza, mais uma importante conquista para as mulheres de todo o mundo!

Com muitos desafios, sem perder a alegria e espontaneidade, as mulheres provam que ainda temos muitos campos para evoluir. Nesse Dia Internacional da Mulher, não queremos só desejar só felicidades, rosas e mimos, queremos agradecer a todas as grandes mulheres, sejam famosas ou anônimas, que provaram e ainda provam que elas são os elementos de transformação da sociedade! Parabéns pelo seu dia, celebre suas conquistas e lembre-se que você tem mais força que imagina!

Compartilhar: