Imagens:  Reprodução

Casamentos, formaturas, festas de debutantes, eventos corporativos ou premiações… não são poucas as vezes que ao receber o convite de uma celebração temos dúvidas sobre como se vestir para não cometer nenhuma gafe ou ficar deslocado do restante dos convidados. De acordo com o tipo de evento, período da festa e indicações no convite, é possível acertar em cheio e não ter medo de errar nas combinação para cada evento. Para tirar as dúvidas, veja as diferenças entre os tipos de trajes:

Small group of people dancing in club

Esporte

São eventos informais, normalmente reunião de amigos e familiares, muitas vezes ao ar livre e ambientes descontraídos. Nem por isso você deve utilizar as roupas do dia a dia, que pode te deixar com uma aparência abatida ou desleixada. Você pode escolher entre saias, bermudas, calças, camisas, vestidos e combiná-los com sapatilhas ou sapatos baixos. Para os homens, está liberado a calça jeans neutra, camisas ou camisetas polo e nada de tênis para finalizar o visual!

Esporte Fino ou Passeio

Uma das principais orientações em convites, o ‘esporte fino’ indica que o evento não será tão formal, especialmente se ocorrer durante o dia. Para as mulheres, as opções mais certeiras são os vestidos curtos (na altura do joelho), túnicas e até o blazer com calça. Atenção para a maquiagem e acessórios, para que não fiquem uma combinação carregada, especialmente em festas durante o dia. Para os homens, eles podem abrir mão do terno completo e gravata, combinando camisa, calças sociais e o paletó, inclusive com cores mais claras e joviais.

Young friends dancing in nightclub

Social ou Passeio Completo

Eventos mais formais, normalmente indicados em convites de casamentos ou eventos corporativos, já exigem um maior cuidado na produção. Para as mulheres, você pode optar entre os vestidos longos e até os mais curtos (na altura do joelho), contanto que eles transmitam a ideia de elegância e refinamento. Caso esteja em dúvida ou insegura com o visual, opte pelo básico, com uma maquiagem neutra e acessórios elegantes. Para os homens, o terno e a gravata podem ser combinados com diferentes cores de camisas, para dar um visual moderno.

Rigor ou Black Tie

A categoria mais formal de festa normalmente é indicada em bailes, algumas formaturas ou premiações. Para as mulheres, os vestidos longos são indicados, com o cuidado com transparências ou fendas. Para os homens, o smoking completo e sapatos pretos é indispensável.

Quando receber um convite desse tipo de evento, é indispensável adaptar o estilo pessoal aos eventos e seguir as indicações dos convites. Na dúvida, sempre opte por peças e combinações clássicas. Dessa forma, você evitará o constrangimento de ficar destoante do restante dos convidados, o que pode ser embaraçoso para você e os anfitriões. Para não ficar insegura ou desconfortável, experimente diferentes combinações, até encontrar o visual que mais te agrada.

Caso precise de uma ajuda, as Lojas Marcia Mello têm opções de vestidos e peças que te deixarão ainda mais linda e elegante, para todos os eventos e estilos que você precisar! Venha nos visitar ou acesse nossa loja virtual.

Compartilhar: