Imagens: Reprodução – Lilian Pacce

Enquanto nos preparamos para curtir as estações mais fresquinhas e charmosas do ano, o mundo da moda já mostra as peças que desfilarão pelas praias, festas de fim de ano e calçadões do verão 2015-2016. Celebrando 20 anos do evento e consolidação da moda brasileira, essa edição do São Paulo Fashion Week ganhou a mídia com a despedida da top Gisele Bündchen das passarelas e a gravação da próxima novela Verdades Secretas, inclusive com a presença de atores globais nos desfiles e na primeira fila.

spfw1

Os desfiles internacionais já apontavam para uma moda cada vez mais unissex e democrática, com peças que possam ser usadas por mulheres ou homens, sem perder o estilo ou identidades. Com a evolução do estilo boyish, em que mulheres incorporam roupas do guarda-roupa masculino e da alfaiataria, algumas coleções da SPFW se inspiraram nesse movimento, como a UMA, Reinaldo Lourenço e Gloria Coelho. Nesse contexto, as peças não apontam a androgenia como em décadas atrás, mas adaptam as roupas para o corpo feminino, com calças ajustadas, decotes e blazers com texturas.

spfw2

Entre as cores que se destacaram, o branco foi eleito no SPFW como a cor do próximo verão, com diversos looks e diferentes propostas. Para quem acha que a cor dá um visual de reveillón, os desfiles indicam o branco como uma opção elegante, neutra e com modernidade, que nada lembra os dias de virada de ano. Para quem gosta de cores mais chamativas, o marrom e o laranja foram outras apostas, para surpresa de muitos, já que os tons são normalmente associados com o outono-inverno.

spfw3

Se vivemos uma época de discussões sociais, algumas coleções apostaram justamente nos aspectos culturais, artesanais e nativos do Brasil, com muitas rendas, bordados, babados e estampas tropicais. A Cavalera e a Osklen buscaram em tribos indígenas as estampas geométricas, sobreposições e mistura de tecidos de suas coleções, enquanto a Paula Raia, Água de Coco e Ronaldo Fraga encontraram no mar os elementos de identidade. Lenny Niemeyer fez uma mescla de figuras típicas brasileiras, do marinheiro ao malandro do carnaval. Já a Ellus buscou no Marrocos as franjas, lenços e acessórios para sua coleção de verão.

spfw4

Para aquelas que adoram um visual inspirado em décadas passadas, o retrô continua como forte inspiração, ressaltando o colorido e formas femininas,como a cintura bem marcada e comprimentos ora reveladores (cropped), ora oversized. Com o colorido, estampas e futurismo dos anos 70, Juliana Jabour, Lily Sarti, Sacada e TNG foram alguns dos destaques. Até mesmo a estampa floral, um dos destaques das estações passadas, surge mais romântico, artesanal e delicada.

Gisele-Bundchen

Essa edição também marcou a despedida emocionante da über-model Gisele Bündchen, que se afastará das passarelas depois de fechar 2014 como seu melhor ano profissional. A notícia atraiu flashes do mundo inteiro para o desfile da Colcci, com a promessa de Gisele continuar com outros trabalhos e projetos, agora muito além de uma modelo, mas já reconhecida como ícone de beleza e estilo. Na passarela, ela que sempre foi tão profissional, não conseguiu disfarçar a emoção com a homenagem de amigos e familiares.

Com tantos momentos marcantes e muitas inspirações diferentes, o verão 2015-2016 indicado pelo SPFW promete peças e tendências para todos os gostos e estilos! Uma moda mais democrática, atemporal e até unissex deverá ser o guia para as próximas estações e futuro da moda, com a valorização da identidade e menos modismos passageiros.

Quer ver todos os desfiles e cobertura completa do evento? Clique Aqui

Compartilhar: