Imagens: reprodução

Você já deve ter percebido que nas vitrines e desfiles algumas peças e visuais parecem saídos direto da máquia do tempo! Essa sensação de déjà vu está cada vez mais frequente com a onda retrô que vê nas décadas passadas a inspiração para as próximas estações e tendências. Confirmando esse movimento, os últimos desfiles internacionais, como da Burberry, apostaram na fase ‘paz e amor’ com os hippies dos anos 70 para as próximas coleções, por exemplo.

retro0

Enquanto alguns visuais e peças são lembradas com muito carinho, outros modismos e acessórios nem sempre gostamos de relembrar e, provavelmente, desejamos que não sejam redescobertos pela moda tão cedo.

retro1

Experimente olhar seu álbum de fotos de 10 ou 15 atrás. Possivelmente, encontrará acessórios, maquiagens e cortes de cabelo que na época eram tendências e hoje são motivos de risada. Especialmente para quem acompanhou as transformações sociais e tecnológicas das décadas de 70, 80 e 90, as mudanças na moda de cada geração será ainda mais marcante, indo dos acessórios coloridos até as ombreias e os cabelos armados.

Alguns acessórios ou visuais que foram populares e hoje estão ultrapassados são facilmente lembrados, como as pochetes que apareciam na cintura de muitas pessoas nos anos 90 e hoje são consideradas inimigas número 1 do estilo, apesar da inegável praticidade. Outros acessórios eram associados com as celebridades e se tornaram febre, como os tênis e sapatos com plataformas enormes (que as cantoras Spice Girls utilizavam), até os óculos com lentes coloridas que os famosos utilizavam de dia ou noite e se tornaram item de estilo para muitos jovens.

retro2

Acessórios que viravam ‘febre’ não faltavam, especialmente quando divulgados por um personagem de novela ou quando apareciam com algum artista popular. Que menina não se recorda do ‘anel do humor’ que mudavam de cor, as pulseiras de miçangas que cobriam os pulsos ou do tererê no cabelo (especialmente depois daquela viagem com os amigos para praia). As bandanas apareciam constantemente associadas com um visual mais ousado, assim como o colar de tatuagem tribal (que recentemente foi redescoberto por jovens celebridades!).

Enquanto alguns itens serão redescoberto pela moda, outros deverão permanecer como uma divertida lembrança de uma fase ou modismo. Mesmo na atualidade, possivelmente alguns itens que hoje estão em evidência cairão em desuso para as próximas gerações. Por isso, independente da mídia, o mais importante é utilizar a moda como uma forma de expressão pessoal e utilizar os itens e peças que mais combinem com você, independente do que os outros irão pensar!

E você, lembra de alguma peça ou modismo que hoje te faz corar de vergonha por ter utilizado?

Compartilhar: