Imagens: Reprodução

Poucas cerimônias causam tanta ansiedade e expectativas quanto uma festa de casamento! Afinal, é um momento importante na vida do casal e todos os amigos e parentes querem compartilhar essa alegria! Entretanto, mesmo quando somos íntimos dos noivos, dúvidas sobre como se vestir ou como se comportar podem surgir! Para ajudar, separamos algumas dicas para você tirar todas as dúvidas sobre casamentos e evitar as temidas gafes!

Newly wed couple toasting with champagne in park

Lista de Presente

É cada vez mais comum que os noivos façam listas com sugestões de presentes, muitas vezes em lojas online. Para os convidados, olhar a lista pode ser uma ótima indicação para ver as necessidades dos noivos e não comprar um presente repetido ou que não seja mais necessário. Para os noivos, a principal indicação é não esquecer de oferecer uma variedade de opções, com diferentes faixas de preços e que incluam desde itens de decoração até eletrodomésticos. Apesar de ser cada vez mais comum, pedir o valor dos presentes em dinheiro por depósito bancário deixa a situação um tanto impessoal e distante. Caso prefira essa opção, você pode indicar para seus amigos mais íntimos e familiares.

 

Confirmação de Presença

Caso esteja indicado no convite, confirme a sua presença no evento com no mínimo algumas semanas de antecedência e sempre avise se ocorrer algum imprevisto. Como a maioria dos buffets fecham o preço pelo número de convidados, é melhor ser sincero e avisar do que  tirar a oportunidade dos noivos convidarem outra pessoa. Além disso, caso não esteja indicado no convite que você pode levar acompanhantes, é indelicado convidar outras pessoas ou levar amigos e parentes para a festa. Caso você esteja em um relacionamento recente ou queira levar alguém para te acompanhar, sempre pergunte antes.

 

Atrasos e Ausências

Por mais que você não seja uma pessoa religiosa ou nem tenha a mesma religião que os noivos, ir direto para a festa é indelicado e passa a impressão de oportunismo, como se você só quisesse aproveitar a festa. Lembre-se que nesse momento o mais importante é celebrar e compartilhar bons momentos com os noivos e participar de toda a cerimônia será indispensável para isso. Além disso, chegar muito atrasado, mesmo sabendo que esse tipo de evento costuma demorar, é deselegante e poderá atrapalhar os outros convidados e até o andamento da cerimônia.

casamento

Gafes Imperdoáveis

A menos que os noivos indiquem essa opção ou queiram um casamento fora do convencional, ir vestido de branco é indelicado, já que essa é tradicionalmente a cor utilizada pela noiva. Para as madrinhas ou familiares ir vestido de preto também é um erro que deve ser evitado, por ser associado com uma cor de luto. Outro motivo frequente de comentários são os exageros durante as festas: quantas vezes já vimos convidados que praticamente ‘roubam a cena’ com excesso de bebidas ou comidas? Por mais que o clima seja de descontração, comer, beber e dançar com moderação evitará que você seja o assunto da cerimônia ou até estrague a festa de outras pessoas. Além disso, a menos que seja indicação dos noivos, levar doces, salgados ou até itens da decoração como lembrança da festa é muito deselegante.

 

Trajes

Quesito de dúvidas em 90% das ocasiões, o traje para o casamento deve ser apropriado para cada situação. Primeiro, veja no convite se há a indicação do tipo de traje, que costuma variar entre o ‘esporte fino’ ou ‘social’. Para mais informações sobre os estilos, acesse.

O horário e ambiente da cerimônia também ajudam a determinar o tom do visual: em cerimônias durante o dia, seja em uma área de campo ou praia, você pode apostar em cores mais quentes, estampas discretas, acessórios e maquiagens mais neutras. Caso o casamento seja em um ambiente aberto e de campo, por exemplo, evite sapatos de saltos e aposte em roupas de tecidos leves. Se quiser, você também pode dispensar o vestido longo e apostar nos longuetes, saias midis e pantalonas.

Já os casamentos durante a noite permitem mais ousadias no visual, com uma maquiagem mais elaborada e acessórios com brilho. Para os vestidos, você pode escolher cores escuras (como o azul e verde) e utilizar os decotes, rendas e bordados para dar um visual sofisticado e elegante.

Para aproveitar ainda mais a festa, as Lojas Marcia Mello contam com opções de roupas e acessórios para te deixar ainda mais linda e preparada para qualquer casamento! O mais  importante é sentir-se confortável e ter sorte para pegar o buquê!

Compartilhar: