Chamonix-Mont-Blanc é uma comunidade francesa, localizada na região Ródano Alpes (Rhône-Alpes), região dos alpes franceses e primeira cidade a receber os Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924.
A cidadezinha foi descoberta em 1741, por dois jovens ingleses. Em 1770 foi aberto seu primeiro hotel, que marcou o começo do desenvolvimento da cidade. A conquista de Mont-Blanc em 1786 contribuiu para o desbravamento da região e o começo de uma nova comunidade. As influências pré-românticas dos escritores românticos também ajudaram no desenvolvimento, já que aliviavam o medo que as pessoas tinham desse tipo de região, fazendo com que as aceitassem mais facilmente como obra da natureza.
Até 1900 mais três hotéis foram construídos e, com isso, houve a chegada da estrada Montenvers Mer de Glace, em 1908 (leva esse nome, pois, Mer de Glase é o mar de gelo da região e, inclusive, existem alguns passeios turísticos que passam por essas 3 geleiras: Leschaux Glacier, Géant Glacier e Talèfre Glacier).
Chamonix se expandiu com uma forte influência do turismo e foi crescendo sob várias influências arquitetônicas, como construção barroca, da era dourada, art deco e até mesmo construções modernas.
Por ser uma região de alpes, as temperaturas são bem amenas, no inverno pode chegar abaixo de -7ºC e no verão, fica em torno de 23ºC. Sua população é pequena, em torno de 10 mil habitantes.
Agora que vocês já conhecem um pouquinho da cidade e sua história, vamos indicar alguns passeios que não podem deixar de serem feitos:
1) Comece a programação turística visitando o ponto dominante das montanhas, conhecido como Aiguille du Midi. Este observatório é o ponto turístico mais próximo do cume da Europa, o Mont Blanc. Chega-se lá por um teleférico de duas etapas: a primeira sai do centro da cidade e em 10 minutos chega ao Plan de l’Aiguille a 2.317 m. O segundo teleférico, vai até Aiguille du Midi (3.842), num trajeto que dura mais 10 minutos. A sensação de ar rarefeito ao chegar lá pode dar certa tontura, mas o cenário é tão deslumbrante que logo se esquece.
2) Outro bom passeio nos arredores de Chamonix é visitar o Mer de Glace (mar de gelo), formado pela confluência de 3 geleiras: Leschaux Glacier, Géant Glacier e Talèfre Glacier. O acesso até lá é feito por um trenzinho, o Train du Montenvers, que nos leva até o Grotte de Glace, início do mar de gelo.
3) Não deixe também de fazer outro bom programa turístico de Chamonix, pegando a gôndola suspensa, que passa por cima das montanhas e cruza a fronteira entre França e Itália. Este trajeto tem 5 km de extensão, o tempo todo por cima destes picos cobertos de neve, desfiladeiros e gargantas, e vai até o local conhecido como Pointe Helbroner. Os óculos escuros são importantes neste passeio, pois, a claridade é muito forte e pode incomodar a vista.
4) Entre as áreas de esqui, quatro são indicadas para iniciantes. Os “iniciados” não devem perder o Vale Branco, a mais famosa pista, com 20 quilômetros de geleira e excelentes serviços de guia nas montanhas. Há, ainda, as escolas de esqui localizadas na região que também oferecem muitas possibilidades de aprendizado de esportes de neve.
5) No verão, apesar da cidade não contar com as estações de esqui, existem muitas outras opções de lazer: passeios nas montanhas, passeios de bicicleta, tênis, golf, museu da cidade, cassinos e muitas lojinhas para fazer compras! Além disso, existem muitas cidades que fazem fronteira com Chamonix, tanto cidades francesas como também as cidades italianas de Milão e Gênova.
Para mais informações sobre passeios, hospedagem, horários consultem o site oficial de Chamonix:
http://www.chamonix.com
Fontes: Imagens Viagens e IG Turismo
Compartilhar: