Imagens: Reprodução

 
Grande parte do nosso dia é ocupado por atividades no trabalho e, muitas vezes, temos que conviver e interagir com pessoas de diferentes formações, estilos, personalidades e vivências. Nesse convívio, nem sempre a situação é muito agradável, especialmente quando temos circunstâncias que despertam dúvida ou podem gerar comentários nos corredores da empresa. Para não errar nesses momentos ou prejudicar a imagem profissional, algumas dicas podem ajudar!

Businesswoman using laptop in office

Convites

Vai fazer um evento em casa, festinha de aniversário ou mesmo festa de casamento e não sabe se deve convidar o pessoal do trabalho? Nesse momento, vale a pena avaliar o relacionamento com os colegas, estilo de evento e até mesmo a questão financeira (já que muitos eventos cobram por pessoa). Caso prefira só convidar os colegas mais próximos, seja discreto e comente sobre o evento fora do ambiente de trabalho, pedindo sigilo para evitar fofocas. Evite também comentar sobre os preparativos da festa ou exibir fotos e vídeos para os colegas que não foram convidados, o que poderia gerar situações constrangedoras.

Cuidado nas Redes Sociais

Com uma simples pesquisa na internet é muito fácil acessar as redes sociais e descobrir mais sobre os colegas de trabalho. Por isso, é necessário manter o tom neutro nas postagens e evitar comentários que possam ser mal interpretados no ambiente de trabalho ou pelos clientes. Reclamar do serviço, de companheiros de equipe ou dos chefes poderá gerar um clima de desconfiança e insatisfação. Caso queira compartilhar opiniões pessoais, fotos mais informais ou detalhes da vida pessoal, opte por grupos fechados e apenas para os amigos mais íntimos.

Almoços ou Eventos

Almoços com a equipe de trabalho, eventos de confraternização e happy hour são bons momentos para você conhecer mais as pessoas que trabalham com você, especialmente com assuntos que saem do aspecto profissional. Apesar de serem importantes para socialização, nem sempre podemos participar desses momentos, seja por uma dieta mais restritiva, outros compromissos ou mesmo por não se sentir à vontade nesse tipo de ambiente. É importante se justificar quando não puder participar e se esforçar para se enturmar com os colegas em algumas ocasiões estratégicas e tentar participar quando possível.

Businesswomen arguing in office

Inimizades no trabalho

Ter alguém no trabalho que não goste de você e demonstre isso é motivo de deixar o ambiente bem mais conturbado. Especialmente quando essa inimizade começa a atrapalhar o trabalho, com críticas gratuitas, fofocas ou projetos que não são compartilhados. Nesse momento, é necessário tomar cuidado para não transformar isso em uma briga pessoal. O importante é manter o respeito e deixar as discussões no âmbito profissional, apenas. Não permita que isso atrapalhe suas ocupações e evite comentários com outras pessoas que não participam disso. O mais importante é não se deixar abalar!

Cuidado no tratamento pessoal

É necessário evitar situações ou comentários que possam magoar outros colegas. Nem todos gostam de ouvir ou contar histórias pessoais, por isso, mantenha um tom mais formal com colegas e clientes que você ainda não conhece e evite sempre as fofocas ou comentários polêmicos dentro do ambiente empresarial, lembre-se que você não está compartilhando sua intimidade com amigos. Manter o bom clima no trabalho será um diferencial para deixar as atividades profissionais ainda mais prazerosas. Lembre-se que você passa grande parte do dia nesse ambiente e quanto melhor ele estiver, melhor será sua produtividade!

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