Que a imagem você tem de uma mulher com mais de 60 anos?

Se você ainda pensa em uma avó daquelas que fazem trabalhos manuais, pouco saem de casa e cozinham para os netos, está na hora de rever suas referências! Nos últimos meses, campanhas internacionais ganharam destaque na mídia justamente por mostrar mulheres com mais de 60 anos ainda ativas, com sucesso profissional e respeitando sua beleza madura. Na contramão do mito de ‘eterna juventude’ ou dos processos estéticos que desfiguram as expressões, essas senhoras estão inspirando uma reflexão sobre o tema!

A atriz Jessica Lange estrelou a campanha de cosméticos da Tom Ford, no auge dos seus 65 anos e vive um ótimo momento profissional, com o sucesso e reconhecimento da série American Horror Story. A marca de maquiagem Nars foi outra que contratou a atriz britânica Charlote Rampling, de 68 anos para estrelar sua campanha. Recentemente, foi a vez da L’Oreal Paris ganhar a mídia ao anunciar a atriz ganhadora do Oscar, Hellen Mirren de 69 anos, como o novo rosto de seus produtos.

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Os exemplos desse tipo não param de surgir, seja no jornal francês Le Monde, que fez um especial de maquiagem só com senhoras de 60 a 70 anos, ou a American Apparel que colocou uma mulher de 62 anos (com seus cabelos brancos e sem retoques) para estrelar a campanha com fotos bem ousadas. “Estou confortável. Eu não sinto que nada disso seja inapropriado’, disse a modelo Jacky O’Shaughnessy para a revista Elle.

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Ainda visto com certa desconfiança por parte do público, essas campanhas parecem alertar para a beleza que há na maturidade: essas senhoras não querem se parecer com adolescentes e estão longe das neuras e inseguranças tão comuns na juventude. Uma pesquisa da l’Insee, em 2008, indicou inclusive que a taxa de felicidade na França aumentava na faixa de 60 a 70 anos, o grupo de maior bem estar. A mudança de posicionamento também tem motivações econômicas: com a maior expectativa de vida e tratamento estéticos cada vez mais acessíveis, as mulheres acima de 50 têm poder de compra e procuram produtos indicados para sua faixa etária. Até pouco tempo, elas tinha que aceitar produtos que não condiziam com seus estilos.

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E a tendência vai muito além dos 60 anos: a simpática Iris Apfel é presença constante em desfiles de moda, com seus icônicos óculos e cabelos bracos. Aos 92 anos, Iris se tornou um ícone de estilo, com palestras lotadas pelo mundo e estrelando campanhas, como a da MAC. Carmen Dell’Orefice é outra senhora com mais de 80 anos que continua ativa, desfilando e fotografando para grifes do mundo inteiro, com o título de modelo com mais tempo em atividade no mercado.

Ainda é cedo para saber se as próximas campanhas e produtos continuarão com essa tendência, mas é inegável que estamos vivendo um período de reflexão, com novas perspectivas sobre o envelhecimento saudável, com o respeito da própria personalidade, estilo e o reconhecimento que a beleza pode ir muito além dos rostos jovens. Afinal, todos iremos envelhecer, mas a maneira que lidaremos com essa mudança é que definirá nosso posicionamento nas próximas décadas.

Para saber mais:
Elle
Chic
Yahoo Mulher 

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