Por mais que muitos não admitam, é difícil não seguir alguma superstição no Ano Novo, mesmo que seja só uma roupa branca ou aquela tacinha de champanhe. Na verdade, cada família e região têm suas próprias tradições e mesmo aqueles que não acreditam muito, sempre acabam dando uma ‘forcinha’ para a sorte aumentar no próximo ano.

No Brasil, um país com variadas influências culturais, o réveillon agregou diferentes costumes do mundo, como os fogos de artifícios, o champanhe e as comidas que supostamente ‘atraem sorte’. Os fogos, por exemplo, são uma tradição milenar chinesa, que acreditava que o barulho e as luzes espantavam os maus espíritos. Já o champanhe é o brinde oficial da virada de ano há muito tempo: a aristocracia européia utilizava a bebida em comemorações e esse costume ficou marcado com os séculos.

reveillonq2.jpg

Entre as comidas que ‘atraem a sorte’, a lentinha é uma das mais conhecidas. Nessa tradição italiana, quem comer ao menos três colheradas do grão terá fatura no restante do ano. Entre as frutas mais famosas, a uva e romã tradicionalmente representam boa sorte e fertilidade. Dizem que colocar as sementes dessas frutas na carteira poderá atrair mais dinheiro. Entre as carnes, os peixes ganham destaque por ‘nadarem para frente’, enquanto as aves não são indicadas por ciscarem o solo para trás.
Há também quem aproveite essa virada do ano para fazer uma grande mudança na casa, trocando móveis de lugar e tirando tudo que estiver quebrado ou que não foi utilizado durante o ano. Essa pode ser uma ótima oportunidade organizar aquelas gavetas que nunca temos tempo e retirar algumas coisas para doação, deixando espaço para novidades e os presentes que ganhamos de Natal!
Entre todas as tradições, a mais conhecida é se vestir de branco para atrair muita paz e harmonia para o próximo ano. Nessa tradição, a Marcia Mello vai te ajudar com diversas opções de look para você atrair boas energias para o próximo ano, com opções elegantes para seu réveillon!
Venha nos visitar antes que 2014 termine!

reveillon.jpg

 

Compartilhar: