O feriado mais esperado de grande parte dos brasileiros é uma mistura irresistível de música, verão e dança. O carnaval faz parte da nossa cultura, como uma das maiores festas populares do mundo e leva para as ruas milhares de foliões que querem aproveitar esses quase cinco dias de festa. Apesar de ser uma referência do país, o carnaval não é criação brasileira, sendo comemorada também em outros países.
O costume de celebrar essa época vem desde a Roma Antiga, quando tradicionalmente havia festejos com pessoas fantasiadas e brincadeiras. Como outras celebrações, a festa foi incorporada pelo cristianismo que deu um novo significado ao carnaval: a data passaria a marcar o início da quaresma, período de restrições e penitências. O carnaval, dessa forma, seria a última oportunidade de cometer excessos antes do período de restrição. Com o tempo, a festa foi ganhando novos elementos, como os bailes, máscaras e características próprias de cada local. Além do Brasil, a festa é celebrada em Veneza (com o tradicional baile de máscaras), Espanha, Bélgica, New Orleans (EUA) e até no Canadá.
No Brasil, o costume chegou com os portugueses com a festa do ‘entrudo’, com tradicionais brincadeiras de água. Em 1899, o carnaval encontrou seu som marcante com a marchinha ‘Ó Abre Alas’, composta por Chiquinha Gonzaga e que logo iniciaria uma leva de músicas feitas para o carnaval, com trocadilhos, duplo sentido e brincadeiras. As famosas ‘marchinhas’ embalam festas há décadas e ainda garantem diversão em bailes e matinês por todo o país.
Em 1950, outra variação tipicamente brasileira foi o surgimento do ‘trio-elétrico’, com Dodô e Osmar equipando um carro com alto-falantes e tocando pelas ruas de Salvador. Hoje, o país conta com festas que vão desde os tradicionais blocos de ruas, até imponentes trios elétricos, puxados por estrelas do axé, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e o Olodum. Só a região do Rio de Janeiro recebeu cerca de 1,2 milhão de turistas nesse feriado no ano passado.
Para aproveitar ainda mais as festas, é necessário alguns cuidados: se for aproveitar as festas de ruas, opte por roupas e calçados confortáveis, como as regatas para os dias mais quentes e o shorts para a mobilidade. Como ainda estamos no verão, não descuide com a hidratação e proteja-se do Sol com chapéu, óculos de sol e filtro solar. Caso prefira as baladas e bailes de carnaval, é possível apostar em visual mais elaborado com vestidos, saias e elementos de fantasias. Fantasias pesadas ou maquiagens elaboradas podem ficar lindas nos destaques do Sambódromo, mas não combinam com festas informais ou altas temperaturas durante o dia.
Para te deixar ainda mais bonita e alegre nessa festa, as lojas Marcia Mello têm opções de regatas e vestidos com estampas tropicais que deixarão seu feriado ainda mais elegante! Venha nos visitar e garanta o colorido desse Carnaval!
Deixar um comentário