O feriado mais esperado de grande parte dos brasileiros é uma mistura irresistível de música, verão e dança. O carnaval faz parte da nossa cultura, como uma das maiores festas populares do mundo e leva para as ruas milhares de foliões que querem aproveitar esses quase cinco dias de festa. Apesar de ser uma referência do país, o carnaval não é criação brasileira, sendo comemorada também em outros países.

O costume de celebrar essa época vem desde a Roma Antiga, quando tradicionalmente havia festejos com pessoas fantasiadas e brincadeiras. Como outras celebrações, a festa foi incorporada pelo cristianismo que deu um novo significado ao carnaval: a data passaria a marcar o início da quaresma, período de restrições e penitências. O carnaval, dessa forma, seria a última oportunidade de cometer excessos antes do período de restrição. Com o tempo, a festa foi ganhando novos elementos, como os bailes, máscaras e características próprias de cada local. Além do Brasil, a festa é celebrada em Veneza (com o tradicional baile de máscaras), Espanha, Bélgica, New Orleans (EUA) e até no Canadá.

Carnival Masks

No Brasil, o costume chegou com os portugueses com a festa do ‘entrudo’, com tradicionais brincadeiras de água. Em 1899, o carnaval encontrou seu som marcante com a marchinha ‘Ó Abre Alas’, composta por Chiquinha Gonzaga e que logo iniciaria uma leva de músicas feitas para o carnaval, com trocadilhos, duplo sentido e brincadeiras. As famosas ‘marchinhas’ embalam festas há décadas e ainda garantem diversão em bailes e matinês por todo o país.

Em 1950, outra variação tipicamente brasileira foi o surgimento do ‘trio-elétrico’, com Dodô e Osmar equipando um carro com alto-falantes e tocando pelas ruas de Salvador. Hoje, o país conta com festas que vão desde os tradicionais blocos de ruas, até imponentes trios elétricos, puxados por estrelas do axé, como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e o Olodum. Só a região do Rio de Janeiro recebeu cerca de 1,2 milhão de turistas nesse feriado no ano passado.

Two samba dancers drinking coconut drinks, Ipanema Beach, Rio, Brazil

Para aproveitar ainda mais as festas, é necessário alguns cuidados: se for aproveitar as festas de ruas, opte por roupas e calçados confortáveis, como as regatas para os dias mais quentes e o shorts para a mobilidade. Como ainda estamos no verão, não descuide com a hidratação e proteja-se do Sol com chapéu, óculos de sol e filtro solar. Caso prefira as baladas e bailes de carnaval, é possível apostar em visual mais elaborado com vestidos, saias e elementos de fantasias. Fantasias pesadas ou maquiagens elaboradas podem ficar lindas nos destaques do Sambódromo, mas não combinam com festas informais ou altas temperaturas durante o dia.

Para te deixar ainda mais bonita e alegre nessa festa, as lojas Marcia Mello têm opções de regatas e vestidos com estampas tropicais que deixarão seu feriado ainda mais elegante! Venha nos visitar e garanta o colorido desse Carnaval!

MMM

Compartilhar: