Imagens: Reprodução

Você ouve o despertador de manhã e tem a sensação de que acabou de deitar, como se não tivesse descansado o suficiente durante a noite? Além da quantidade de horas dormidas, a qualidade do sono é um diferencial para conseguir recuperar as energias e não começar o dia indisposta! Por isso, prestar a atenção em como você está dormindo pode trazer mudanças em como você acorda no dia seguinte.

Focus on alarm clock while couple sleeps.

Poucas horas de sono têm consequências direta na produtividade, disposição e concentração do dia seguinte. Quem não se lembrar de ficar até com o humor instável depois de passar por noites mal dormidas? Por isso, a primeira dica é manter entre seis a oito horas de sono diárias e procurar seguir uma rotina de horários para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana. De acordo com um estudo publicado na Science Translational Medicine, o costume de compensar horas de sono no fim de semana, dormindo até mais tarde ou em horários diferentes, pode desalinhar nosso relógio biológico, o que resultaria naquele cansaço em voltar para a rotina na segunda-feira.

Para não ter uma noite agitada ou perder o sono, evite aquela ‘última olhadinha’ nas atualizações de sites e redes sociais. Atualmente, com celulares e tablets na cabeceira das camas, é difícil não acabar despertando quando recebemos uma notificação e queremos logo ver do que se trata. Ir para a cama preocupado ou ansioso também te fará revirar nos lençóis, por isso, só vá deitar quando estiver mais calmo e com vontade de dormir, caso contrário, perder o sono te deixará ainda mais ansioso e irritado.

dormir

O ambiente para dormir também deve estar com condições ideais para uma noite tranquila: quartos com claridade evitam a liberação do hormônio melatonina, que aumenta a sensação de sono e pode atrapalhar na hora de dormir. Além disso, ambientes sem ventilação, com ruídos ou que tenham variação de temperatura farão que sua noite de sono seja menos tranquila. O travesseiro e colchão também devem ser substituídos caso não permitam mais o apoio e a sustentação ideal ao corpo.

Aquelas dicas que ouvíamos das nossas mães de não tomar muito café, determinados chás, refrigerantes ou consumir alimentos estimulantes (como chocolates) durante a noite, também pode ajudar a evitar que você tenha uma noite de sono insatisfatória. Por isso, sempre que estiver com dificuldades em pegar no sono, vale a pena analisar os hábitos diários, inclusive a alimentação. Caso o problema persista e se transforme em quadro de insônia, é indicado que você procure a indicação de um médico! Afinal, dormir bem fará toda a diferença no seu dia a dia e qualidade de vida!

Compartilhar: