Imagens: Reprodução

Depois das semanas de moda de NY, Londres e Milão, a Semana de Moda de Paris fecha a temporada internacional, com o privilégio de contar com as novas coleções de grandes grifes como Chanel, Louis Vuitton, Valentino e Dior. Recheado de momentos inspiradores, algumas vezes até conceituais, no evento tivemos a confirmação das principais tendências e estilos que veremos nas coleções ainda desse ano e no próximo Outono-Inverno.

paris1

Com um panorama de outras semanas de moda, duas tendências marcam essa estação, com coleções que seguiram a linha retrô, inspiradas e atualizando as décadas de 60 e 70, enquanto outros desfiles preferiram debater a questão de gêneros na moda, com uma proposta mais unissex e que mescla peças masculinas no guarda-roupa feminino e vice-versa. Em Paris, as coleções da Saint Laurent, Vivienne Westwood e Chloé resgataram essa imagem de mulheres de blazers, gravatas e calças, sem perder a feminilidade e elegância. Longe disso, já que essas peças surgem adaptadas a estrutura feminina, bem ajustadas e combinadas com elementos como calçados de saltos, acessórios e o colorido das estampas.

paris2

A Chanel, com os opulentos cenários, dessa vez trouxe o glamour nostálgico dos restaurantes franceses, com modelos recriando o uniforme das atendentes, enquanto sentavam-se no balcão do cenário. Nesse ambiente nostálgico, o clássico surge atualizado, como os tradicionais sapatos bicolores da Chanel nos pés das modelos, ou os vestidos e saias que ganharam uma estamparia retrô, sem ser datada.

paris3

Nessa onda de atualizar décadas passadas, a Miu Miu e a Balmain foram buscar nos anos 60 e 70 as cores e materiais do Outono-Inverno 2015-16. A Miu Miu apresentou uma coleção romântica e muito feminina, com destaque aos casacos estampados, inclusive com animal print. Já a Balmain, foi buscar na febre Disco a inspiração para uma estação com muitas franjas, lurex e pantalonas. Tudo com muita cores, estampas geométricas e brilho metalizado, como pedem os anos da discoteca.

paris4

Houve também espaço para desfiles mais conceituais, como de Comme des Garçons em que as peças muitas vezes pareciam armaduras. Alexander McQueen apresentou uma coleção inspirada nas rosas, mas nem por isso clichê ou mesmo romântica, muitas vezes, o tom predominante era mesmo o preto. Já a Maison Margiela, agora com Galliano na direção criativa, chamou atenção pela postura das modelos, que desfilaram de braços cruzados, corcundas ou mesmo com cara amarrada.

Democrática e libertária, a moda do Outono Inverno 2015-2016 tem opções para agradar desde aquelas que adoram as cores e estampas (especialmente as inspiradas nos anos 70), quanto aquelas que optam por peças clássicas, neutras e, por que não, unissex. Das pantalonas coloridas aos blazers pretos, essa estação está aberta para todos os estilos, o importante é encontrar e respeitar o seu! Se inspire!

Para ver todos os desfiles, clique aqui

Compartilhar: