Imagens: Divulgação – Pinterest

Ideais para aqueles momentos em que precisamos de um visual elegante e sofisticado, os blazers não são exclusividade do guarda-roupa masculino há muito tempo! Especialmente em ocasiões formais ou sociais, como aquele evento da empresa ou reunião com clientes importantes, o blazer é indicado para dar aquele aspecto mais corporativo, o que não quer dizer que você possa combiná-lo também com peças informais e ousar na produção!

blazer

Na década de 20, Coco Chanel já vestia o blazer com saia como a expressão de liberdade do guarda-roupa feminino, sem perder a elegância e sofisticação. Até o fim das atividades, ela usaria essa combinação que se tornou o figurino icônico da estilista francesa. A atriz Marlene Dietrich, na década seguinte, ousaria ainda mais ao utilizar o terno completo, uma afronta as regras da época, em que mulheres não usavam calças. Tempos depois, já na década de 60, Yves Saint Laurent deu o ajuste final ao blazer, modelando a alfaiataria masculina ao corpo feminino e estimulando que a peça se tornasse referência para as mulheres que conquistavam cada vez mais o mercado de trabalho e ganhavam destaque social, com a expansão do movimento feminista.

blazer3

Nos últimos desfiles internacionais, de Paris à Nova York, o blazer voltou com força para as passarelas do Outono-Inverno, sendo referência do movimento boyish, estilo em que peças masculinas são utilizadas no visual feminino. Seja para destarem-se em eventos  ou optarem por uma mudança de estilo, muitas celebridades têm apostado no blazer para fazer bonito no tapete vermelho, com a consagrada atriz Meryl Streep no Oscar desse ano. Para aquelas que acham que a peça é conservadora ou indicada apenas para mulheres maduras, Emma Stone e Rihanna utilizaram uma versão oversized recentemente, indicando que a tendência pode agradar também as mais jovens!

blazer2

Na hora de escolher a peça que combine mais com você, lembre-se que nem todo blazer é igual e você deve procurar o modelo que favoreça seu biotipo. Para quem tem seios maiores, por exemplo, uma ótima opção são as peças com decote amplos e que não fiquem engruvinhados, enquanto os blazers acinturados são indicados para quem tem quadril pequeno, para não alterar a estrutura do corpo. Para compor o visual, não faltam opções, seja com calça social (mais elegante e formal), com calça jeans (bem mais versátil) ou até mesmo com saias e shorts, que tiram aspecto corporativo da peça, dando um ar de informalidade para eventos durante o dia.

Longe daqueles modelos antigos e que pareciam peças masculinas, atualmente há opções para todos os gostos, que vão muito além do tradicional preto e cinza: há blazers coloridos e até estampados para aquelas que adoram uma cor no look! Para escolher o modelo que melhor combina com você, venha até uma das lojas Marcia Mello ou acesse nossa Loja Virtual para se encantar com esses modelos cheios de personalidade!

blazer4

Compartilhar: