Imagens: Reprodução

Quem já não foi viajar e quase nem utilizou as roupas que levou ou, pior, foi surpreendido por uma mudança climática e ficou sem opção para vestir? Por isso, organizar uma mala com todas as peças fundamentais para não ser surpreendido as vezes pode parecer uma tarefa quase impossível.

A primeira medida para não esquecer nada importante é começar a arrumação da mala dias antes e nunca deixar para a última noite. Sempre que lembrar de algo importante já coloque na mala ou anote, para depois não esquecer!

Para não ter mais problemas com a bagagem, separamos cinco dicas para você fazer aquela mala impecável!

Baggage cart with suitcases at the aiport

1- Pesquise sobre o destino

Não tem jeito, pesquisar sobre o destino é fundamental para montar uma boa mala. De nada adiantará levar roupas leves se for uma época do ano com muita chuva ou baixas temperaturas ou levar muitos casacos em um período de calor. Veja também os passeios que você planeja fazer, já que determinados itinerários pedem um tipo adequado de vestuário e calçados, seja uma roupa mais confortável quando for caminhar ou opções mais elaboradas para jantares e festas. Esteja também preparado para eventuais mudanças de tempo, por isso, levar roupa fresquinha no inverno ou um suéter no verão te deixará preparada para imprevistos.

2 – Como arrumar a mala?

Um dos principais dilemas de quem faz a mala é fazer com que todas as peças cheguem intactas ao destino. Levar uma bagagem muito grande ou pesada poderá te atrapalhar durante a locomoção, especialmente se for viajar sozinha, por isso, o indicado é analisar bem o tamanho da mala para a quantidade de peças. Coloque sapatos (já com meias e acessórios dentro) e peças que pouco amassam por baixo (como calças, jeans e casacos) e enrole as camisetas e peças que amassam, para economizar espaço. Acessórios, roupas íntimas e cosméticos podem ser separados em organizadores e arrumados entre os espaços da mala.

Italy, Tuscany, Young woman pushing stuffed suitcase in hotel room

3 – Pense na combinação das peças

Antes de colocar as roupas na mala, veja se as opções que você separou combinam entre si. O ideal é que a mesma peça possa ser combinada com diferentes visuais, para deixar sua mala ainda mais completa. Uma peça muito estampada e chamativa poderá ser ideal para um evento ou festa, mas será mais difícil combiná-la novamente. Por isso, não esqueça das roupas básicas e neutras para o dia a dia, que você poderá diferenciar com o uso de acessórios como lenços, colares, brincos e chapéus.

4 – Espaço para Novidades

Quem já não deixou de comprar uma lembrancinha ou presente na viagem por temer o peso da mala depois? Para isso, é importante lembrar que uma mala lotada e apertada não terá espaço para compras lembranças da viagem. Por isso, sair de casa com a mala quase não fechando o zíper pode ser um indicativo que é necessário repensar no que está levando e se não valeria a pena trocar o tamanho da bagagem antes de viajar.

5 – Pesquise as regras das companhias áreas

As regras de peso e quantidade de bagagem podem variar dependendo da companhia área. Especialmente naquelas viagens com muitas paradas é indispensável verificar as regras de bagagem para não ter que passar por constrangimentos. Normalmente, a indicação é carregar até duas bagagens que juntas não ultrapasse 23 kg (indicação aumenta em viagens internacionais). Outra dúvida é o tamanho da bagagem de mão: a mala não deve ultrapassar 115 cm e não exceder 5 kg. Não esqueça que documentos, dinheiro, comprovantes e carregador de celular devem ser levados nessa bagagem e que materiais cortantes (canivetes, estiletes ou tesouras), cosméticos líquidos e determinados alimentos não podem ser carregados na bagagem de mão.

Compartilhar: