Imagens: Reprodução

As rendas são tão versáteis que podem ir desde o imaculado vestido de noiva branco e rendado, até o detalhe daquela lingerie mais sensual. Justamente por ser utilizada em diversas peças femininas, as rendas são muito associadas ao romantismo e deixam qualquer visual ainda mais feminino, nunca caindo em desuso. Seja só como um detalhe ou destaque da peça, você pode apostar nas rendas para deixar os looks, mesmo os mais informais, com um toque de sofisticação.

renda2

O vestido de Grace Kelly e os mantos da monarquia

Pela produção artesanal, as rendas por muito tempo foram de uso exclusivo do clero, nobreza e os membros da monarquia européia que utilizam esse tecido elaborado com desenhos decorativos em mantos, véus, mangas e barra de vestidos durante os séculos XVII e XVIII.  A Rainha Vitória da Inglaterra e Catarina de Médici na França eram alguma das monarcas que não dispensavam as rendas. O uso e importação do tecido pela corte francesa era tão grande que quase esvaziou os cofres, o que gerou uma proibição e posterior fundação de uma casa de rendas nacional. No Brasil, o tecido chegou com a Família Real Portuguesa e nunca mais saiu do imaginário popular. Nas últimas décadas, o vestido de noiva da atriz Grace Kelly com renda branca que se tornou um dos modelos mais copiados até hoje.

renda1

As rendas realçam a feminilidade e dão aquele toque sensual ao visual, sem perder a elegância. Por esse motivo que nos últimos anos os vestidos com detalhes e decotes com renda voltaram com força aos tapetes vermelhos, especialmente em mulheres maduras que esbanjam sensualidade como as cantoras Madonna e Jennifer Lopez. A socialite Kim Kardashian é outra que aposta nas rendas para deixar o visual ainda mais marcante e ousado. Até a delicada cantora Taylor Swift já utilizou os tecidos decorados como detalhes marcantes nas costas ou busto.

Associada normalmente com grandes momentos pessoais (casamento, batizados) ou com a sedução em decotes e lingeries, as rendas também podem ser inseridas nos eventos do dia a dia, como um toque de ousadia e sofisticação, inclusive nos ambientes corporativos. Obviamente, é necessário cuidados especiais para as rendas não parecerem muito informais, ou revelarem muita transparência. Até a Burberry rendeu-se à renda artesanal nos últimos desfiles, com vestidos e até casacos feitos com o delicado tecido! 

renda4

Para te auxiliar a encontrar peças com detalhes femininos e diferenciados, a Marcia Mello tem opções elegantes com rendas, para te encantar! Venha nos visitar ou clique aqui! 

renda3

Compartilhar: