Imagens: Reprodução

 

Wallis Simpson foi uma das mulheres mais comentadas e admiradas de sua época, capaz  até de estremecer as rígidas tradições da família real britânica. Atualmente redescoberta pela moda e cultura pop, Wallis ressurge como um ícone de estilo, cheia de personalidade e protagonista de uma das histórias de amor mais bombástica das últimas décadas. Inclusive o filme da cantora Madonna, W.E – O Romance do Século, fornece uma nova visão e detalhes da vida dessa mulher que sempre dividiu opiniões.

Nascida na Pensilvânia (EUA) em 1896, Wallis pertencia a uma família modesta e desde pequena destacava-se pelo raciocínio rápido e opiniões fortes.  A americana ganharia os tabloides mundiais ao começar um relacionamento com Eduardo VIII, herdeiro do trono real que abdicou do direito de governar para poder se casar com Wallis, na época duas vezes divorciada e considerada ‘inadequada’ para frequentar a corte. Sofrendo pressão da mídia e sem apoio da família, o escândalo forçou o casal ao exílio de 36 anos, até o final dos dias na França, como Duque e Duquesa de Windsor. “Você não tem ideia quanto é difícil viver um grande romance”, ela teria definido posteriormente.

casal

Muito além dos relacionamentos polêmicos, Wallis também era uma referência de estilo, com uma incrível coleção de roupas de alta-costura e frequente cliente dos estilistas e criadores da época, como Dior, Shiaparelli e Givenchy. As jóias também eram paixão da socialite, inclusive com uma pulseira com nove cruzes em pedras preciosas, uma para cada evento importante em sua vida, que se tornou uma das marcas registradas da Duquesa. Entre outras peças mais conhecidas, está o famoso ‘vestido lagosta’, obra de Schiaparelli com a influência surrealista de Dalí e o vestido de noiva que utilizou com Edward, em um tom azulado que ficou conhecido posteriormente como ‘Wallis Blue’.

wallissimpson

Considerada um tanto fora dos padrões de beleza da época, com um rosto andrógeno e uma estrutura frágil e magra, Wallis aprendeu desde cedo (possivelmente com a mãe costureira), a utilizar a ‘moda como uma arma’ e conseguir chamar a atenção apenas com o estilo e roupas impecáveis. Uma das frases mais celebres da Duquesa, justamente, se refere a necessidade de estar sempre bem vestida como uma forma de se destacar das demais: “Não sou uma mulher bonita, não tenho o que prenda a atenção, o mínimo que posso fazer é me vestir melhor que todo mundo”.

Protagonista de uma história de amor capaz de mudar rumos de uma nação, Wallis agora sai dos livros de história para ser tema de filmes, livros e tem seu posto de ‘ícone de estilo’ garantido pela nova geração que ainda se encanta com os vestidos e jóias da Duquesa. Entre as lições de Wallis, a mais marcante é a importância de elaborar o estilo e peças marcantes, independente de beleza física ou padrões da época. Ainda há muito para aprendermos com essa ousada mulher!

Compartilhar: