Imagens: Reprodução  Nicholas Muray | FFW

A exposição “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México” foi aberta ao público no último Domingo (27) em São Paulo. Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, conhecida apenas como Frida Kahlo (1907-1954), deixou um grande legado para o mundo com suas pinturas, mas em especial para as mulheres. Símbolo da força e independência do universo feminino, a artista Mexicana estava muito à frente de seu tempo e, apesar de todos os percalços (como muitos problemas de saúde e um casamento conturbado), continuava cheia de vida.

Apresentando 20 obras da artista, a exposição também inclui seis de seus famosos autorretratos. Também serão expostas outras 13 obras em papel: nove desenhos, duas colagens e duas litografias. A mostra traz ainda mais 80 obras de diversas artistas que tiveram alguma relação com Frida, eram suas contemporâneas ou que foram influenciadas também pelo surrealismo, como estão a inglesa Leonora Carrington, a espanhola Remedios Varo e a mexicana María Izquierdo.

222frida

Frida Kahlo também teve grande influência para a moda, especialmente porque não sucumbiu ao padrão de beleza hollywoodiano de sua época, impondo seu próprio estilo e criando um personagem único. Externamente, ela aceitou aspectos de seu corpo que fugia muito aos padrões da época — especialmente a sobrancelha unida e o buço. Não importava a ocasião, Frida não sucumbia a outros estilos e era autêntica. Os bordados coloridos, as flores delicadas, as rendas e as tranças, que lhe conferiam um visual alegre, foram sendo cada vez mais incorporados à medida que seus problemas de saúde se agravavam e sua dor aumentava. Isso a ajudou a criar uma figura forte, que inspirou muitos estilistas ao longo dos anos. Alguns chegaram a dedicar coleções inteiras para ela. Foi o caso da Missoni (Primavera 2015), Valentino (Resort 2015), Alberta Ferreti (Verão 2014), Moschino (Verão 2012) e Kenzo (Inverno 2012), entre muitos outros.

frida

Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México Onde: Instituto Tomie Ohtake Quando: de 27 de setembro de 2015 a 10 de janeiro de 2016. Visitação de terça a domingo, das 11h às 20h | Quanto: R$ 10 | meia entrada R$ 5. Grátis às terças-feiras. Ingressos: Antecipado no site ingresse.com ou no aplicativo do Instituto Tomie Ohtake. Venda na bilheteria do instituto de terça a domingo, das 10h às 19h.

frida1

Compartilhar: