Olá!!

Hoje estreamos mais um quadro no ar: NA CABECEIRA!! Por aqui, vamos falar de cultura, livros de moda, arte e design.

Para dar início, montei uma seleção de 5 livros de moda apaixonantes e interessantíssimos! Olhem só:

1- Grace: A Memoir

 

GRACE A MEMOIR

Trata-se de uma autobiografia de Grace Coddington, ex diretora criativa da  Vogue Americana (por 28 anos ocupou o cargo, saiu em Janeiro deste ano, mas, continua a colaborar com a revista).

O livro relata a sua vida como garçonete, posteriormente como modelo (Grace chegou a fazer parte das top 10 da Inglaterra), seu acidente de carro que por pouco não lhe fez perder a visão, seu ingresso na Vogue inglesa, sua forte amizade e parceria com Anna Wintour e com outras figuras carimbadas no universo fashion, como: Mario Testino, Manolo Blahnik, Karl Lagerfeld, etc.

No mais, o livro é recheado de imagens reunidas por ela ao longo dos anos nas primeiras filas de semanas de moda do circuito NY- Londres- Milão- Paris e editoriais de moda com fotógrafos renomados, a exemplo: Bruce Weber, Steven Meisel e Mario Testino.

A critério de curiosidade, a revista Time chegou a definir Grace Coddington como o Michelangelo na moda. “Se Anna Wintour é o papa, Grace Coddington é Michelangelo- tentando pintar uma versão atualizada da Capela Sistina 12 vezes por ano”.

2- Confidencial: Segredos de Moda, estilo e bem-viver- Costanza Pascolato

CONFIDENCIAL

O livro narra a trajetória de moda da matriarca de estilo do ícone fashion Costanza Pascolato. A italiana dá dicas e truques fundamentais de disciplina e elegância. Além de abordar assuntos de modabeleza, simplicidade e claro: viagens! Seus ícones de estilo?!? Diana Vreeland  e Chanel!

Meu trecho predileto no livro? “Às vezes, tenho a nítida sensação de ser duas pessoas. O mais assustador é quando o analista olha para você e diz: “Por que não tenta ser uma terceira, para observar as outras duas e não sofrer tanto nem com uma nem com a outra?”. Essa auto-observação com distanciamento é extremamente difícil, mas quando dá certo, é divertido. Acabei por conhecer bem as duas. Aprendi como elas operam e como e quando tirar proveito de cada uma. Isso me dá força para tocar minha vida com mais eficiência e serenidade. Parece conversa de louco, mas é tudo um processo de autoconhecimento.”

3- Moda: Uma filosofia 

 

MODA UMA FILOSOFIA

Neste livro, Moda: uma filosofia, Lars Svendsen, filósofo e professor da Universidade de Bergan, na Noruega, nos leva a enxergar a moda de uma maneira totalmente diferente e imparcial, nos mostrando o que é moda em si. Ele, não narra a história da moda, apesar de citá-la constantemente. E, também não investiga, nem determina uma estética normativa das tendências. Seu objetivo é descrever o que ela de fato representa para a formação da identidade. É uma investigação de cunho filosófico, onde se pretende entender a moda como conceito, a partir de um olhar crítico.

Um trecho que me faz refletir: “É preciso enfatizar, contudo, que uma pessoa não estará completamente na moda se a seguir excessivamente bem. Um toque de gosto pessoal deveria também ser sugerido, mediante, por exemplo, a combinação de duas peças de uma maneira especial. A moda será sempre encontrada no interespaço entre o individual e o conformista. Para que algo seja considerado moda, tanto a conformidade quanto a individualidade devem ser levadas em conta. A individualidade só significativa contra um pano de fundo de conformidade. A moda é sempre uma solução de compromisso entre essas duas coisas, como Simmel ressaltou há muito tempo. Se houver individualidade demais, ela perde seu apelo, porque deixa de funcionar de maneira distintiva, e está morta como moda. Numa época como a nossa, em que as normas se ampliaram consideravelmente e muitas delas correm em paralelo, é mais difícil expressar individualidade, precisamente por haver tanto espaço para grandes variações”. 

4- Girl Boss- Sophia Amoruso

 

GIRL BOSS

Girl Boss conta a história da Sophia Amoruso, a mulher que fundou e comanda a Nasty Gal, uma companhia de 100 milhões de dólares com um escritório gigante em Los Angeles, um centro de distribuição e entrega em Kentucky e 350 empregados.

O livro relata seus furtos, demissões em empregos, caronas pelo mundo à fora e claro, como surgiu a ideia de construir uma loja vintage no eBay, que rendeu um império da moda. 

5- Casa Gucci- Sara Gay Forden

 

CASA GUCCI

Itália, moda, dinheiro, sangue, traição em uma trama envolvente e verdadeira! Literalmente uma história de glamour, cobiça, loucura e morte que relata o clã da família Gucci, uma das grifes mais importantes do mundo, fundada em 1921, em Florença, na Itália.

Um verdadeiro livro de negócios com um Q maiúsculo de romance. Ah, o livro menciona a trajetória de estilistas de peso dentro da grife italiana, como Tom Ford.

Um trecho do livro: “Para entender Maurizio Gucci e a família de onde veio, é necessário conhecer a natureza toscana. Diferentemente dos afáveis emilianos, os austeros lombardos e os confusos romanos, os toscanos tendem a ser individualistas e arrogantes. Eles se sentem representantes do manancial de cultura e arte da Itália e são especialmente orgulhosos de seu papel de fundadores da língua italiana moderna, graças em grande parte a Dante Alighieri. São chamados por alguns de “franceses da Itália”- insolentes, auto-suficientes e fechados aos estrangeiros. O romancista italiano Curzio Malaparte escreveu sobre eles em Maledetti Toscani.”

Let’s a leitura!!!!

Beijos,

Nathália Biancalana

Compartilhar:
Post por Nathália Biancalana
Designer de moda, canceriana, curiosa, apaixonada pela Itália e sua cultura encantadora. Amo perfumes, piquenique, gatos, cachorros e qualquer tipo de animal "irracional". Detalhista ao extremo, acredito que a beleza se encontra nos pormenores!