Quem hoje vê as piscinas e praias brasileiras com variedades de modelos de biquínis coloridos, estampados e com materiais diferentes, talvez nem sabia que quando foi lançado, em 1946, nenhuma modelo quis desfilar a criação do o estilista francês Louis Réard. A solução foi convidar a dançarina Micheline Bernardini, que entrou para a história ao usar a peça que escandalizaria a sociedade e igreja da época. O nome do modelo veio da ilha Bikini, no Pacífico, uma alusão aos testes com bombas atômicas na região: a criação deveria ser tão bombástica quanto!

biquini1

Modelos dos anos 20 e o primeiro biquíni da história

Nas décadas anteriores, era comum ver pessoas completamente vestidas nas praias e quando entravam na água, utilizavam trajes que atualmente se assemelham com macaquinho ou combinações de bermudas e camisete. Em alguns pontos das praias, havia até monitores para medir o tamanho das peças, para garantir que nenhum decote ou comprimento estaria fora do padrão.

Depois da polêmica da criação, foi na década de 50 que o biquíni começou a ser utilizado por dançarinas, nos retratos das belas pin ups e contou com a ajuda das celebridades do cinema para entrar na moda. Quando Brigitte Bardot, símbolo sexual da época, apareceu de biquíni no filme ‘E Deus Criou a Mulher’, em 1956, a peça se tornou um novo desejo para mulheres. Anos depois, em 1962, Ursula Andress marcaria outra cena do cinema ao sair do mar em ‘007 contra o Satânico Dr. No’.

biquini2

Brigitte Bardot ajuda a popularizar o biquíni, com Ursula Andress e as pin ups.

No Brasil, o biquíni foi utilizado pela primeira vez em 1948, pela alemã Miriam Etz e a novidade não era bem vista por todos: em 1959, o presidente Jânio Quadros chegou a proibir o uso de biquínis nas praias. Nos anos 60, a peça já era frequente no Rio de Janeiro, especialmente entre as musas da bossa nova, como a ‘Garota de Ipanema’ Helô Pinheiro. O biquíni também serviu para quebrar tabus ao longo do tempo, como quando Leila Diniz causou polêmica ao ir a praia de biquíni grávida em 1971.

biquini3

O Biquíni no Brasil: Miriam Etz, Rose di Primo e Leila Diniz

Com um litoral extenso e clima tropical, o Brasil logo se tornou o berço de novos modelos, cada vez mais sensuais e menores, como o ‘asa-delta’ e o ‘fio-dental’, sucesso entre as brasileiras. Com o tempo, era natural que o país se tornasse uma referência em moda-praia e atualmente oferece uma variedade de modelos para todos os gostos. Acompanhando as principais tendências, os biquínis ganharam novas estampas e cores, além de franjas e materiais ainda mais confortáveis.

biquini4

Tendências de 2015: franjas, estampas, hot pants.

De peça imoral para o preferido da moda-praia, o biquíni marcou época e se tornou um símbolo da liberdade feminina e exemplo de como a moda acompanha as principais mudanças de comportamento e cultura de cada época.

Quer saber mais? Clique aqui. 

 

Compartilhar: