Girl Examining Her Sunburn

Já sabemos que você está cansada de ler que não deve se expor ao Sol entre às 10h e 16h e utilizar o filtro solar todos os dias. Sabemos também que nem sempre é possível escapar daquele convite para passar o dia na piscina com os amigos e como é fácil esquecer de reaplicar o filtro quando estamos na praia com os familiares. Ou, como é comum, queremos aproveitar os dias de férias para conquistar aquele bronzeado invejável. O resultado é a pele avermelhada, ardência e depois descascar.

Quanto mais clara a pele, menos células produtoras de melanina (que dá o ‘bronze’) serão ativadas com a exposição solar e resultado é a pele vermelha, causada pela dilatação dos vasos sanguíneos e a substância prostaglandina, que causa a ardência. Com a pele já irritada, tome um banho com água morna ou fria e utilize uma loção pós-sol e hidrante. Evite banhos quentes, sabonetes que deixam a pele seca ou roupas que incomodem essa região mais sensível. Fique atento para tonturas, mal estar, bolhas e até febre causados pela exposição ao Sol. Nesse caso, evite receitas caseiras e procure um auxílio médico no pronto socorro mais próximo.

Girl sunbathing on beach, Truro, Massachusetts, Cape Cod, USA

Com a pele avermelhada, redobre os cuidados com a exposição solar: nada de tomar Sol diretamente e lembre-se de reaplicar o filtro solar a cada duas horas e sempre que sair da água. Mesmo nos dias nublados, não dispense a proteção de chápeus e óculos de sol, para proteção da pele do rosto, mais sensível. Além disso, não espere a pele ficar avermelhada ou ardendo para sair do Sol: muitas vezes, o efeito dos raios ultravioleta é tardio e pode aparecer até 24 horas depois. Quem já não descobriu que estava parecendo uma pimentinha só depois de acordar no outro dia de praia?

Normalmente, após alguns dias da irritação a pele pode começar a descascar, para liberar as células mortas com a exposição solar. Nesse momento, não puxe a pele para não criar feridas e evite esfregá-la com força. Essa nova pele ainda é sensível e precisará de hidratação para evitar manchas permanentes.

Para garantir a hidratação nessa estação, ingira muito líquido e busque os produtos que melhor combinem com seu tipo de pele. Não esqueça-se que a constante exposição da pele ao Sol renderá um aspecto ressecado e envelhecido, além de ficar menos elástica. Aproveite o melhor da estação e vá com calma para garantir seu bronzeado e não terminar se arrependendo e com a pele dolorida!

Compartilhar: