Imagens: Reprodução

Amigas, confidentes, companheiras, rígidas quando necessário e nossas maiores fãs… Não tem como descrever a relação com nossas mães sem utilizar vários adjetivos. Mesmo para aqueles que hoje moram longe ou já não contam mais com as mães tão presentes, o elo afetivo entre mãe e filho é algo único! Por isso, nesse Dia das Mães querermos celebrar e comemorar essas mulheres que conciliam as atividades de casa, compromissos de trabalho e ainda conseguem nos encher de carinho!

No Brasil, foi o presidente Getúlio Vargas que instituiu o Dia das Mães no segundo domingo de maio, em 1932. Desde então, a data se tornou referência nos calendários e hoje só perde do Natal no volume de compras! A origem da data, entretanto, surgiu com a americana Anna M. Jarvis que realizou uma homenagem à mãe falecida, depois de um período de depressão. Em 1914, o presidente americano Thomas Woodrow Wilson oficializou a comemoração, que se popularizou em outros países, muitas vezes com datas ou celebrações diferentes.

Sem 1

Engana-se também quem pensa que o papel das mães foi sempre igual: assim como o direto das mulheres, a influência e importância das mães alterou-se com o tempo! Por muitos séculos elas mantiveram um papel secundário e submisso aos homens e pouco influenciavam nas decisões do cotidiano. Já nas décadas de 40 e 50 elas se tornam mais presentes na criação dos filhos. Com as transformações sociais nas décadas de 60 e 70, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, elas começam a levar em consideração também os objetivos pessoais e profissionais, além das questões familiares. Com os avanços sociais, maior número de divórcios e mães solteiras por opção, a maternidade se torna uma opção e as mulheres ficam ainda mais independentes de uma supervisão masculina.

De acordo com pesquisas do IBGE em 2010, 37% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres, que evidencia a evolução social das mulheres na sociedade, se tornando uma referência dentro de casa e também fora dela. Hoje, mais do nunca, a maternidade é uma escolha pessoal da mulher, que aprendeu que não precisa abrir mão da realização profissional para manter uma família, assim como não precisa deixar os momentos de lazer e amizades depois que os filhos nascem. A própria relação entre mães e filhos também mudou, com quebra de tabus e um diálogo mais aberto, franco e próximo.

Mesmo com tantas mudanças e evoluções, o que não muda é o papel das mães como nossas referências, educadoras e porto-seguro quando precisamos de um conselho ou conforto! Por isso, comemore e celebre essa data com bons momentos, ótimas recordações e retribua um pouco do carinho que você sempre recebeu dessa grande mulher! Aproveite esse Dia das Mães para demonstrar todo o amor que você sente!

Compartilhar: