Você mal acorda, já é bombardeada por notificações no celular, corre para ler as notícias do dia e logo entra na rotina de trabalho, cada vez mais apressada e exigente. Depois de um dia corrido, emenda os cursos e termina o dia esgotada, sem ter tempo para reflexão. Em uma rotina cada vez mais atribulada e com distrações ao alcance de um clique, não é difícil ir dormir sem ter tido um momento para você, nem que fosse alguns preciosos minutos. Nessas condições, a meditação pode te ajudar, e muito, a encontrar brechas na rotina para relaxar e refletir.

Longe do clichê de monges meditando em um afastado mosteiro, a meditação pode ser praticada e incluída na rotina diária. Não é preciso roupa específica, horário ou ambiente especial, apenas dedicação para concentrar-se e relaxar por alguns minutos. As técnicas de meditação podem variar bastante e em geral indicam que você mantenha uma posição confortável (que deverá ser mantida durante a prática), com a coluna ereta e escolha um ambiente arejado, calmo e sem ruídos. No começo, você pode começar essa prática com poucos minutos diários e aumentar gradativamente, até acostumar-se.

meditacao1

Com o corpo em uma posição confortável, é necessário afastar os pensamentos do dia a dia, silenciar a mente. Para isso, você pode começar a prestar atenção na própria respiração. Repare como essa atividade involuntária do corpo é importante. No começo, será difícil não pensar ‘naquele trabalho atrasado’ ou ‘na mensagem que eu fiquei de enviar’ e será necessário concentração para retomar o foco para o estado relaxante e concentrado que você está tentando atingir.

Entre os benefícios (já comprovados) da meditação está o aumento da concentração e foco nas atividades do cotidiano, além de diminuir a ansiedade. Entre as celebridades que adotaram essa prática há anos, estão übermodel Gisele Bündchen, a apresentadora Fernanda Lima, o cantor Adam Levine do Marroon 5 e o ator Matthew McConayghey. Para se ter ideia, existem até aplicativos que te ajudam a relaxar, como o Deep Relax (com sons de animais e sinos) e o Headspace, com técnicas de meditação para seguir!

meditacao2

Longe de crenças religiosas, tirar um tempo para você e acalmar os pensamentos, como prega a meditação, poderá te ajudar a encarar os problemas do cotidiano com mais leveza. Não pense que os efeitos serão imediatos, já que para conseguir usufruir dos benefícios da medição é necessário levar essa prática a sério e dedicar-se. Se preferir, busque os grupos de meditação na sua cidade, para conversar com pessoas que possam orientá-la e tirar todas as dúvidas!

O mais importante é tirar um período do dia para refletir e relaxar e, dessa forma, conseguir levar a vida com mais leveza e felicidade!

Compartilhar: