Para quem gosta de bons filmes, o Oscar sempre serviu como uma indicação do grandes diretores, atuações marcantes e as obras que se tornam referência de uma época. Quem não se recorda quando Titanic levou os principais prêmios da noite ou quando a terceiro filme da trilogia do Senhor dos Anéis consagrou-se na premiação? Com a cerimônia marcada para o dia 22 de fevereiro, domingo, ainda dá tempo de assistir os principais concorrentes do Oscar desse ano e torcer para o seu favorito.

oscar

Em 2015, dois filmes ficcionais dividem o posto de mais indicados: O Grande Hotel Budapeste e Birdman Ou A Inesperada Virturde da Ignorância, com nove indicações cada. O primeiro é uma comédia de humor negro dirigido por Wes Anderson sobre o roubou de uma obra de arte, enquanto Birdman despertou a curiosidade do público por trazer Michael Keaton (que fez o Batman na década de 80), interpretando um ator de meia idade que tenta emplacar um sucesso no teatro, enquanto é assombrado pelos dias em que fez sucesso como o super-herói Birdman. A metalinguagem do filme e a forte crítica aos padrões de Hollywood tornam o filmes um dos indicados mais comentados desse ano.

oscar3

Como já é comum, as cinebiografias também ganham destaque nessa edição. Com oito indicações, O Jogo da Imitação traz a dupla Benedict Cumberbatch e Keira Knightley na história do matemático Alan Turing, que ajudou os Aliados a decifrarem um código nazista e assim conquistarem a II Guerra Mundial. Além do drama histórico, o longa ainda apresenta uma discussão interessante no campo social. Já A Teoria de Tudo, com cinco indicações, revela a história do físico Stephen Hawking, incluindo sua doença motora e vida familiar. Para fechar as biografias, ainda temos Foxcatcher – Uma História Que Chocou o Mundo sobre os irmãos David e Mark Schultz, lutadores de luta greco-romana e Selma, que mostra a trajetória de Martin Luther King Jr como ativista social.

Com seis indicações, Boyhood: Da Infância à Juventude chama atenção para produção do filme, que levou cerca de 12 anos para ser concluída. A proposta era fazer justamente o acompanhamento da infância e o envelhecimento real dos atores e poderá surpreender nas premiações.

oscar2

Entre os destaques dessa edição está Julianne Moore que tem a chance ganhar o primeiro Oscar de melhor atriz pelo filme Para Sempre Alice, depois de quatro indicações e atuações memoráveis em filmes como As Horas, Longe do Paraíso e Ensaio sobre a Cegueira.  Entre os atores, a disputa promete ser bem mais acirrada esse ano, principalmente entre Michael Keaton (que faz o papel de sua vida em Birdman) ou Eddie Redmayne que passou por uma transformação física e corporal para convencer que era Stephen Hawking, em um desempenho emocionante.

O importante para os fãs de cinema é acompanhar os detalhes da premiação e torcer muito para que seus filmes preferidos levem as cobiçadas estatuetas douradas. A festa ainda promete muitas surpresas, discursos emocionantes e piadas, já que esse ano a premiação será apresentada pela primeira vez pelo ator Neil Patrick Harris, destaque de How I Met Your Mother.

Oscar 2015
Quando: 22 de fevereiro (domingo)
Onde assistir: transmissão simultânea na TNT e na Rede Globo, após a exibição de BBB-15.

Compartilhar: