Imagens: Reprodução

Se até poucos meses atrás parecia algo incomum, hoje já não é difícil ver nas redes sociais fotos de adultos com lápis de cor ou giz de cera nas mãos pintando desenhos elaborados e cheios de detalhes! Uma verdadeira ‘’febre editorial’, os livros de colorir para adultos já são destaques em vitrines e prateleiras de livrarias, banca de revistas e sites, que tiveram que se adaptar a esse novo público!

Jardim Secreto (Editora Sextane) já é um best-seller mundial e só Brasil vendeu mais de 100 mil exemplares. A ilustradora britânica Johanna Basford, que também produziu o volume ‘Floresta Encantada’, se tornou uma das referências do segmento quase que sem querer: a ilustradora disponibilizava alguns desenhos e rascunhos na internet, até que recebeu o convite de uma editoria para elaborar um volume com desenhos à mão. Não demorou para o livro entrar na lista dos mais vendidos e despertar o lado mais lúdico de muitos adultos, que encaram o desafio de colorir dezenas de páginas com paisagens e mandalas elaboradas.

DSC03319

Seguindo a proposta de livros de colorir para adultos com um olhar mais próximo à moda e comportamento, a Editora Estação das Letras e Cores apresenta dois lançamentos: Entre Amigas, de Maria Alice Ximenez e História da Moda, de Marcio Alek. Além do apelo fashion e charmosos desenhos feitos à mão, Entre Amigas também se diferencia de outros livros de colorir por apresentar personagens marcantes, cheios de personalidade e uma narrativa focada nos bons momentos celebrados com os amigos – criações de Maria Alice a convite da Editora. “Também foi criado um grupo no Facebook, ‘Moda para Colorir’, onde as pessoas poderão postar os desenhos já coloridos. Tanto eu quanto Marcio Alek daremos dicas de uso de material, técnicas de pinturas e também já estamos percebendo o volume de pedidos de compra na pré-venda”, diz Maria Alice.

colorirentreamigas

Uma das razões para o sucesso mundial, inclusive indicado na publicidade dos livros, está a sensação de relaxamento e concentração que a pintura dos livros provoca em uma rotina cada vez mais atribulada, longe de notificações, redes sociais, tecnologias ou ligações. Há também a valorização de uma atividade manual e lúdica, que normalmente deixamos de lado depois da infância e, quem sabe, até uma porta de entrada para outras artes e descoberta de talentos que estavam latentes. “O fascínio de redescobrir esse lado lúdico e ao mesmo tempo perceber seu talento artístico poderá despertar o desejo de muitas pessoas se dedicarem a algum segmento das artes. Se isso acontecer ficarei muito feliz!”, comenta Maria Alice.

Encarado como um momento de lazer, colorir os livros deve ser uma atividade prazerosa e sem pretensões terapêuticas ou artísticas. Busque um ambiente bem iluminado, separe o material indicado, faça diferentes testes e não transforme essa atividade em uma competição ou  cobrança na sua rotina. Como não há certo ou errado, o mais importante é que você se divirta e busque novas combinações de cores, materiais e coloque um pouco mais de magia e criatividade no seu dia a dia!

Por isso, independente da idade, aponte bem seu lápis de cor e libere a imaginação!

Compartilhar: