Imagens: Reprodução

Não é de hoje que as mulheres realizam diferentes tratamentos em busca da aparência desejada. Como os padrões de beleza estão em constante evolução, os tratamentos também melhoraram e se tornaram cada vez mais rápidos, com opções variadas e menos invasivos. Em décadas passadas, entretanto, seguir os padrões estéticos poderia ser bem mais… bizarro!

Algumas fotos e anúncios da virada do século até a década de 40 revelam que mesmo os processos mais simples, como secar os cabelos ou depilar-se ganhavam um visual de filme de ficção científica ou mesmo cena de terror! Os aparelhos eram enormes, pouco funcionais e exigiam dedicação da cliente e dos profissionais. Até mesmo uma máscara facial que prometia suavizar as marcas de expressão parecia uma verdadeira fantasia de Halloween!

tratamento1

Entre os tratamentos mais estranhos dessa época, temos anúncios que prometiam moldar o nariz ou criar covinhas no rosto pela pressão que a máscara causava no rosto, que não deveria ser nada confortável ou confiável. Outro anúncio, indicava uma espécie de capacete que dificultava a respiração e, consequentemente, te deixava com uma aparência mais pálida.

Talvez venha dessa época aquela ideia de que para um tratamento estético ser eficiente ele deve ser demorado, dolorido e com várias etapas. Por isso, ainda hoje não é raro encontrar mulheres que se submetem a tratamentos caseiros, nem sempre eficientes e que podem causar manchas ou problemas futuros. Também é frequente o caso de tratamentos que se tornam ‘moda’ por um período e logo depois caem em desuso, pela pouca ou nenhuma eficácia.

tratamento2

Mesmo as celebridades atuais não dispensam um tratamento diferenciado e muitas vezes com visual de filme de terror para ficarem ainda mais belas. A socialite Kim Kardashian chocou os fãs ao divulgar o processo de ‘lifiting de vampiro’, que utiliza o próprio sangue da cliente aplicado no rosto para suavizar as linhas de expressão. Não demorou para a apresentadora Luciana Gimenez divulgar uma foto no Instagram em que realizava o mesmo processo estético, que gerou discussão sobre os limites da vaidade nas redes sociais. A modelo e apresentadora Adriane Galisteu é outra que não esconde os processos e tratamentos estéticos que realiza, registrando todas as sessões no Instagram!

Apesar dos avanços nos tratamentos, procedimentos cirúrgicos e cosméticos cada vez mais específicos, não é difícil lembrar de mulheres ou celebridades que colocaram a própria saúde em risco em busca de um padrão ou um tratamento estético de eficácia e origem duvidosa. Por isso, é indispensável contar com profissionais especializados antes de começar qualquer tipo de tratamento estético e sempre buscar diferentes opções e processos para o mesmo objetivo! Utilize as informações e pesquisas para não se tornar uma vítima da vaidade!

Compartilhar: