Imagens: Pinterest

Com transformações sociais, movimentos jovens e visuais marcantes, não faltam referências e memórias ainda bem vivas quando falamos dos anos 70! Nessa década tão marcada pelo espírito jovem e transgressor, há ícones de que marcaram gerações e agora são redescobertos pela moda, que nos últimos desfiles e editoriais buscam nos 70’s a inspiração para coleções mais coloridas, ousadas e glamourosas. Com o brilho do Nos Embalos de Sábado à Noite, passando a ficção futurista de Star Wars, veja os ícones daquela época que serão referência já nas próximas estações!

anos701

Onda Hippie

A primeira metade da década de 70, ainda com influência dos movimentos sociais dos anos 60, foi marcada por artistas como Janis Joplin e Jimi Hendrix. A geração hippie, que pregava um estilo de vida mais simples e próximo dos preceitos naturais, foi marcado por cores psicodélicas, estampas étnicas e muitos acessórios artesanais. Na busca de uma expressão pessoal e individual, o colorido do tie-dye, peças de crochê, bordados, acessórios com franjas e penduricalhos marcam esse estilo que hoje reaparece no estilo Boho.

anos702

Era Disco

A segunda metade da década deixou de lado a contestação de Woodstock para destacar o brilho e dança divulgados por Os Embalos de Sábado a Noite e os hits dançantes de Donna Summer, Bee Gees e Abba. ‘As Panteras’, na TV, explorava as belas detetives e o ícone Farrah Fawcett, de cabelo esvoaçante. Na moda, as peças artesanais deram espaço para acessórios de plástico, muito brilho, macacões em cores primárias, sapatos plataforma e as famosas calças boca de sino, que exploravam o colorido e liberdade da época.

anos703

Glam Rock e Punk

Movimentos mais restritos e com reflexos na música, o Glam Rock e o Punk marcam a transição entre as décadas de 70 e 80. Com visual andrógeno e figurinos futuristas, dignos de filmes de ficção científica, David Bowie e Marc Bolan marcaram o rock mais questionador e cheio de glamour, com uma discussão de gêneros que permanece até hoje. Já o punk abandonava a era ‘paz e amor’ do começo da década ao assumir um visual e comportamentos mais agressivos, com cabelos desgrenhados, roupas rasgadas e acessórios com tachinhas. A estilista Viviene Westwood, que hoje desfila as coleções nas semanas de moda internacionais, foi uma das responsáveis por explorar essa estética agressiva e provocante na época.

Anos 70 no Brasil

Em época de Ditadura, a novela Dancin’ Days foi responsável por popularizar a estética Disco no país e colocou Sônia Braga como um ícone de roupas com muito brilho, sandálias de salto alto e meias de lurex coloridas. Na música, As Frenéticas, Rita Lee e Gal Costa embalaram essas cenas cheias de cores, brilhos e neon.

 

Explorando principalmente os aspectos libertários da década de 70, a moda vem trazendo influências desses movimentos setentistas! Para entrar nessa onda, explore seu estilo e busque nas décadas passadas a  inspiração para visuais cheios de atitude e muita ousadia! Nas lojas Marcia Mello você encontra peças e combinações que te deixarão ainda mais nesse clima fashion e inspirador! Venha nos visitar!

Compartilhar: