Imagens: Reprodução

 

Do estudante universitário ao gestor com muita experiência, poucas situações causam tanta ansiedade e nervosismo na vida profissional como as ‘temidas’ entrevistas de emprego. Apesar do processo seletivo ser muito diferente dependendo da empresa e atividade que você exerce, há alguns erros que podem te fazer perder ‘aquela oportunidade’ ou até fechar portas para futuras vagas. Por isso, a preparação deve começar antes de chegar o dia da entrevista.

Recentemente um processo seletivo ganhou a mídia, com a história do britânico Matt Buckland. Depois de ser insultado no metrô, Matt descobriu semanas depois que o mesmo rapaz grosseiro estava participando de um processo seletivo na qual ele iria realizar a entrevista. O candidato mal-educado terminou não conseguindo a vaga, mesmo Matt justificando que o incidente não tinha sido o fator principal da escolha. Essa estranha coincidência, revela como os recrutadores podem ser influenciados por elementos que vão muito além do bate-papo, seja impressões pessoais ou até com o acesso das redes sociais.

Recruiters checking the candidate during job interview

Além de não ser rude com desconhecidos, a preparação para a entrevista deve começar alguns dias antes: faça uma pesquisa prévia sobre a empresa e vaga para a qual está se candidatando. Estudos indicam que os brasileiros normalmente pouco conhecem sobre as empresas que estão se candidatando e isso poderá ser um grande diferencial. Aproveite que muitas empresas atualmente fornecem informações sobre a rotina de trabalho e atividades nos sites e redes sociais. Novidades na área de atuação e conhecimento sobre atualidades poderá ser um fator decisivo nas dinâmicas e redações que normalmente são solicitadas em processos mais longos.

Durante a entrevista pessoal, o mais importante é manter a calma e conseguir responder as perguntas com clareza e profissionalismo. Incluir muitos detalhes pessoais ou falar mal dos antigos empregadores pode dar a impressão errada ou parecer vitimismo. Obviamente, mentir no currículo ou durante a entrevista de emprego causará uma péssima primeira impressão e eliminará as chances de continuar no processo. Também evite respostas clichês ou que não combinam com você – esse é o momento de explorar as experiências e talento – seja autêntico.

entrevista

Outro erro indicado por especialistas é querer abordar temas muito específicos como férias, dia de pagamento, quem são os colegas de equipe ou mudança de horários logo nos primeiros contatos. É indispensável querer conhecer ainda mais sobre a empresa, mas abordar muitos detalhes ou indicar condições pode dar a impressão de que você tem pouco interesse pela vaga. Para não parecer ansioso ou mesmo inconveniente, a indicação é tirar dúvidas ao longo do processo e aproveitar os assuntos que forem abordados durante as entrevistas.

No quesito vestuário, que sempre deixa os candidatos em dúvida, a melhor indicação é pesquisar o estilo da empresa e as atividades que você realiza, para evitar excessos. Ir de terno e gravata em uma empresa pequena e informal poderá causar um estranhamento, assim como algumas vagas exigirão uma maior preparação no visual. Para as mulheres, evite decotes, roupas justas ou muitos acessórios, enquanto os homens podem deixar de lado os tênis e camisetas dos passeios informais.

Lembre-se que durante a entrevista você terá a oportunidade de conhecer novas pessoas, lugares diferentes e ainda divulgar suas atividades, talentos e objetivos de crescimento profissional. Mesmo que você não seja escolhido nesse momento, poderá ser lembrado em outras oportunidades, caso mantenha uma boa impressão. Por isso, aproveite essa chance, com calma e uma postura profissional!

Compartilhar: