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Você deve conhecer pelo menos um casal que se conheceu no trabalho ou trabalham juntos, não é mesmo?

Passamos grande parte do dia no ambiente de trabalho e, muitas vezes, o convívio com os colegas de equipe supera até o tempo que passamos com nossos amigos ou familiares. É por isso que, apesar daquela velha expressão de ‘onde se ganha o pão não se come a carne’, os envolvimentos amorosos entre colegas de trabalho acontecem com uma certa frequência, especialmente em grandes empresas. Para não deixar que isso interfira no desenvolvimento profissional, separamos algumas dicas para lidar com essa situação!

Com o convívio diário, realização das mesmas tarefas e até com uma formação parecida, fica ainda mais fácil descobrir os interesses em comum, gostos que vocês compartilham e avançar com o relacionamento. Por isso, caso perceba que você está se envolvendo com um colega de trabalho, é indispensável estabelecer limites e evitar fofocas desde o início, para que esse relacionamento não seja visto com mal olhos pela empresa e equipe.

Office couple cuddling

Recentemente o tema ganhou a mídia com a posição do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que indicou que o relacionamento entre colaboradores da empresa não pode ser proibido ou indicado como causa de uma demissão por justa causa, com possibilidade de indenização caso isso ocorra. As grandes empresas, entretanto, normalmente têm códigos de ética que devem ser respeitado pelos colaboradores e, obviamente, tomar precauções para que o relacionamento não se torne um problema.

Para evitar fofocas e comentários maldosos, não mantenha o relacionamento secreto ou com encontros escondidos. Caso alguém descubra, será mais difícil tentar conter a informação. Assuma que você está em um relacionamento e converse com os colegas mais próximos sobre o assunto, o que não significa dar detalhes da vida pessoal ou deixar que interfiram em suas decisões. Beijos, carícias, abraços ou mãos dadas dentro do ambiente de trabalho, por mais informal que seja, podem ser identificados como uma postura pouco profissional, por isso, devem ser evitados. Utilizar recursos da empresa, como email corporativo, telefone ou eletrônicos para assuntos pessoais também pode ser motivo de problemas!

Office couple cuddling

Além disso, é comum casais que mudam a rotina e comportamento quando começam a namorar na empresa. Deixar de almoçar com a equipe, evitar participar dos happy hours, agir com protecionismo ou até mesmo mudar os horários, são motivos frequentes de comentários e queixas. Especialmente quando a relação é entre chefe e subordinado, o cuidado deve ser redobrado para evitar situações delicadas ou a impressão de que alguém será prejudicado. Caso exista essa opção, avalie a possibilidade de mudar de área ou equipe, para conseguir manter uma rotina de trabalho e colegas diferentes do seu parceiro.

Postagens em redes sociais (especialmente durante o horário de trabalho) também devem ser avaliadas, para evitar interpretações erradas. Com discrição e cuidados para manter o relacionamento longe dos boatos dos corredores da empresa, você poderá conciliar vida profissional e pessoal com ótimos resultados e ainda mais produtividade! O mais importante é conseguir separar bem os ambientes e evitar levar os problemas de casa para o trabalho e vice-versa!

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